Graduado

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014

Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva

Resenha

Documentário: Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde.

O documentário narra a história das políticasde saúde no Brasil, mostrando em determinados momentos a relação com história política e a economia, desde o império até os dias atuais da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Napassagem dos anos e das décadas é narrada os fatos marcantes e as transformações da ciência, destacando-se como pano de fundo as ocorrências das epidemias e as ações para seu controle, nessecontexto vão se descortinando os diferentes modelos de atenção à saúde nas várias épocas, bem como, as transformações por força da política e da economia. A linha condutora da narrativa é oembate do interesse público versus os interesses privados numa perspectiva de alcance e ampliação dos direitos sociais. Também é mostrado, algumas vezes de forma clara, as iniquidades dasrelações sociais e as lutas políticas pela efetivação do direito à saúde.
A película mostra que a luta pela efetivação do direito a saúde alcançou muito mais do que o esperado com aimplantação de um sistema de saúde universal, apesar disso, a persistente equação que rege a distribuição de recursos escassos para a atenção à saúde nos mostra, nesse documentário, que aindaestamos longe de estender o cobertor a todos os brasileiros e efetivar de fato o SUS de forma universal.
O filme nos lembra de que apesar dos graves problemas o SUS carrega em si uma noçãoclara de solidariedade federativa e de relações humanizadas entre profissionais e cidadãos. O vídeo Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde nos faz se aperceberdaquilo que em muitos parecia adormecido ou esquecido, da necessidade de continuar reafirmando nosso compromisso com as transformações civis, sociais e políticas para todos os brasileiros.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduado
  • Graduado
  • Por graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • graduado
  • GRADUADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!