Graduacao

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Resenha
IN LIMA, A.C. de Souza. Antropologia e Direito. Bras’ilia, Contracapa: 2012.

Minoria


Keyla Costa¹
Giralda Seyferth²

O presente tópico discorre sobre a trajetória do termominoria, o qual foi conceituado e sendo constituído, ao longo do tempo, a partir de fatores econômicos, políticos e sociais. O termo Minoria tem sido utilizado de forma muito vaga e confusa para designargrupos discriminados vitimas de preconceito. No campo das Ciências Sociais o termo supõe identificação de grupo e posição diferenciada, assim os grupos minoritários serão reconhecidos dentro de umanação a partir de critérios como a religião, língua, costumes, hábitos, nacionalidade, ou seja, através de elementos culturais.
De acordo com o autor o conceito Minoria não se aplica a determinados gruposcomo mulheres, homossexuais, entre outros, embora haja posicionamento controverso a esse respeito, o termo se constitui a partir da desigualdade de status e não a partir de critérios quantitativos enuméricos. Ainda de acordo com o autor minoria de contrapõe a maioria por esta ter melhores condições de oportunidades educacionais e econômicas.
No século XIX surge a expressão minoria nacional paraidentificar grupos estabelecidos em um Estado dominado por outra nacionalidade e muitas vezes sem direitos políticos. É um século marcado por sentimentos de xenofobia, etnocentrismo e racismo.Acontecimentos que se apresentaram nesta época como Guerras, ideologias, escravidão entre outros foram importantes na formação de Minorias ainda nesse momento questões como cidadania, nacionalidade edireitos humanos são evidenciadas a partir das exclusões econômicas, políticas e sociais que alimentam as diferenças entre grupos.
O Fim da primeira guerra mundial apresentou como contexto a criação denovos estados, reconfiguração de fronteiras, a assinatura de tratados de paz que produziu grande números de apátridas, refugiados e imigrantes o que fez com que as discussões em torno do assunto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduação
  • graduação
  • Graduação
  • Graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!