Graduação

Páginas: 63 (15591 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
O ENSINO DE HISTÓRIA: Uma prática de estudo da História Local na Escola Estadual Gonçalves Dias

INTRODUÇÃO


Uma sociedade é o reflexo de sua produção cultural e intelectual, por vezes, enquanto educadores nos perguntamos o porquê de certos fatos acontecerem em nossa sociedade, já que vivemos na denominada “era da informação” e mesmo assim nossos jovens estão cada vez maisapáticos e sem direcionamentos. Deparamo-nos com uma sociedade que se vê a beira de um colapso em seus valores morais, éticos e sociais. Jovens passivos, acríticos, que não sabem exatamente o que devem fazer são os mais prejudicados deste cenário, já que eles são os que, teoricamente, devem se preparar para construir a sociedade amapaense.
Atribuímos isso ao fato de muitos dos nossos jovens nãoconhecerem a história de sua sociedade, como se constitui, quais fatos são relevantes, limitando-se a decorar nome de vultos sem compreender o fato por trás das personagens ilustres ou ainda conhecem mais da história de outros locais privilegiados pelos livros didáticos.
Entendemos que a História, o percurso histórico-social traçado por ela mesma, assim como o entendimento do que noscerca são de relevância e tendem a dar o direcionamento necessário para este jovem dentro de nossa sociedade, pois nesse contexto está inserida a nossa própria História (sociedade amapaense) enquanto pessoas e cidadãos. Para isso fica claro nos questionarmos a importância que os estudos sobre História do Amapá têm nos currículos escolares, agora que estão inseridos em um contexto de lei.Diante do exposto, a problemática a cerca da pesquisa é: Quais contribuições o estudo da disciplina História do Amapá traz para a sociedade amapaense? Como esta História particular é trabalhada com nossos jovens?
O tema proposto justifica-se pelo crescente debate na área de História a respeito dos mais variados enfoques. Não erroneamente podemos dizer que a História, enquanto disciplinaescolar tem função ímpar na formação crítica e social do indivíduo, pois é vital para a formação da cidadania nos mostrando que para compreendermos acontecimentos presentes é preciso entender quais foram os caminhos percorridos pela sociedade.
Mas no momento em que esses entendimentos explicam para nos e/ou para nossos alunos uma realidade diferente da que estão inseridos, a construçãocrítica e social do indivíduo fica comprometida porque as respostas macros não cabem mais no contexto descrito, devemos procurar outras práticas que atendam tais necessidades.
Visando amenizar problemas enfrentados como: carência intelectual, o desconhecimento histórico e despreparo por parte dos professores, foi aprovado o projeto de lei nº 1.183 de 03 de janeiro de 2008 que autoriza oPoder Executivo a instituir no Ensino Fundamental e/ou Médio da rede pública do Amapá o ensino de História do Amapá.
Partindo deste pensamento e de nossas experiências em estágios e em observações gerais nas escolas em que tivemos contato, notamos que pouca importância se dá ao conhecimento da História do local onde o aluno está inserido. No caráter do curso modular – tivemos contato compessoas de todas as partes do Estado (Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e outros) e de outros Estados (Pará, Maranhão) – cada local conta com diferentes recortes e com uma riquíssima experiência, mas que ainda assim é pouco explorada. Nossa atenção para o tema foi seduzida ainda mais, quando, no curso de História, tivemos contato com disciplinas específicas que tratavam dos estudos locais eregionais ministradas pela professora Deusamirtes e pela professora Rosilene Leite.
A situação de negligência com relação ao conhecimento histórico amapaense é grave. Ora, o conhecimento de aspectos culturais e históricos de uma comunidade contribui para um maior comprometimento de seus membros, ao mesmo tempo em que fortalece os laços culturais indispensáveis para a construção da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduacao
  • graduação
  • graduação
  • Graduação
  • Graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!