Graduação

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A Prática de Atividade Física de Idosos

Para que as alterações fisiológicas experimentadas durante a terceira idade seja encaradas de forma tranquila e consentida, algumas ações podem ser tomadas com intuito de amenizá-las, a prática de atividade física é uma delas.
Essa prática regular é importante nesse período considerado delicado, não apenas para prevenção de doenças como para diminuiras degenerações das funções vitais quem em média 50% podem ser atribuídas á inatividade (PAULA, 1998). Estudos comprovam a eficácia dessa prática, para a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1999), a determinação de exercícios para os indivíduos na terceira idade, é necessário que sejam apresentados diferentes fatores voltados para aptidão física, como características que melhorem ocondicionamento cardiorrespiratório, a força, a resistência muscular, a composição corporal e a flexibilidade.
É notável que ao passar dos anos a força muscular sofre uma depressão alterando assim a coordenação motora e o equilíbrio, interferindo de forma negativa na manutenção de um estilo de vida mais saudável e nas práticas de atividades do dia a dia (PAULA, 1998).
Sabe-se ainda que é elementofundamental para uma velhice saudável a prática regular de qualquer exercício físico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (1999), a prescrição de exercício para a população deve apresentar componentes diferentes da aptidão física, como exemplo o condicionamento cardiorrespiratório, resistência muscular, composição corporal e flexibilidade.
Para Montti (2007, p. 1) atividadefísica pode ser definida como:

Conjunto de atos que uma pessoa ou grupo de indivíduos envolvendo gastos de energia e mudanças no organismo, pela forma de atividades que envolvam movimentos do corpo, com zelo de uma ou mais aptidões físicas, além de exercícios mentais e sociais, de forma que terá como benefício à manutenção da saúde.

Seguindo esse pensamento outro conceito, é que a atividadefísica nada mais é que qualquer movimento realizado pelo corpo, realizado pelo homem, essa movimentação acaba acarretando em algum gasto energético onde influi diretamente mesmo que de maneira relevante no nível de repouso. Apresenta elementos decisivos para a ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, sendo exemplificado por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividadeslaborais e deslocamento (PITANGA, 2002).
Aliado a essa percepção de si, para população senil essa prática exibe uma forte semelhança com o bem estar psicológico, ondese torna importante coligada na redução do estresse, adequando satisfação e felicidade. Da mesma forma, o envelhecimento da saúde intelectual do idoso não se deteriora assim como ocorre com seu aparelho orgânico (ARAÚJO, et al, 2011).
Emqualquer idade é visto que quanto mais ativo o indivíduo é menos limitações físicas, psicológicas e sociais se apresentam, e para a pessoa idosa, a melhora das capacidades funcionais são ainda mais importantes para o desenvolvimento e prática de outras atividades. Os benefícios da atividade física podem ser relacionados com o aumento do bem estar psicológico acometendo um sentimento de satisfaçãoe felicidade nas áreas que são desenvolvidas (OKUMA, 1998).
Borges; Moreira (2009) afirma que existe uma ferramenta que oferece benefícios para a melhora da qualidade de vida durante o envelhecimento, a atividade física é meio de estimulação para que o indivíduo idoso procure meios para aumentar a expectativa de vida.
Entre o envelhecimento com saúde e atividade física há uma associação quegarante aos indivíduos que se mantenham ativos na vida adulta, ocasionando uma continuação da funcionalidade física, onde os indivíduos experimentam mais anos com saúde (NAHAS, 2003).
Antunes (2006) afirma que estudos epidemiológicos acerca das atividades praticadas pelos idosos, mostram que os mesmo que se mantem-se em atividade possuem menor risco de serem acometidos por disfunções vitais.
Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduacao
  • graduação
  • graduação
  • Graduação
  • Graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!