Graduação

Páginas: 2 (443 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Um pouco da difusão do latim

Os gêneros textuais como as cartas de Cícero e textos satíricos são extremamente importantes para o latim vulgar, exatamente por serem fontes do latim falado naquelaépoca. Isso contribui de forma indispensável para o estudo dessa língua. O latim, como sabemos, é uma das línguas mais estudadas principalmente pelos liguístas, pois foi ela que expressou as culturas,preceitos, literatura daquela época. Além disso, o latim foi a “mãe” de várias outras línguas, dentre elas o nosso português. Se não tivéssemos essas fontes como poderíamos entender, por exemplo, aevolução da nossa língua?

O cristianismo foi, sem dúvida, uma das causas da difusão do latim. Como qualquer outra religião, tinha como principal objetivo a conversão das pessoas sobre as ideiaspregadas. Com isso, cada cristão e cristãos já convertidos propagavam seus valores para todas as pessoas possíveis. Claro que, com isso, houve uma divulgação muito importante dessa língua entre todo impérioromano. Mesmo sendo condenado, o cristianismo persistiu até que fosse aprovada sua legalização em 313 com o decreto do Edito de Milão por Constatino.
-As fontes do latim Vulgar são Cartas de Cícero,textos satíricos, entre outros. Porque estes gêneros são importantes para o Latim Vulgar?

Porque são textos de teor histórico para o próprio latim vulgar. As cartas de Cícero possuíam granderiqueza de detalhes sobre os mais variados temas que constituem um valioso conjunto documental de uma história do período.

Um dos textos fontes do latim vulgar é o “Appendix Probi”, escritopor um gramático desconhecido. Ele contém formas em Latim “correto” ao lado de Formas consideradas erradas. Esta visão de certo e de errado ainda persiste nas escolas? Comente com exemplos de suaprática de professor ou com exemplos de gramática.

Sim. Podemos citar a Gramática Normativa que dita as regras gramaticais de nossa língua, posicionando- se como única forma correta e denominando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Graduacao
  • graduação
  • graduação
  • Graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação
  • graduação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!