gracilino ramos

357 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a vida de Graciliano Ramos. Caracterizando as influencias exercidas sobre o escritor e algumas obras.
VIDA E OBRA DE GRACILIANO RAMOS
Graciliano Ramos nasceu em 1892 em Alagoas. Em 1914 foi ao Rio de Janeiro para intensificar sua carreira jornalística. Depois de um ano retornou a Palmeira dos Índios, pois soubera que seus três irmãos haviam morrido em decorrência da febre bubônica. Lá se tornou comerciante, deu continuidade à carreira de jornalista e ingressou na política. Tornou-se prefeito e exerceu mandato por dois anos.
Em 1925, começa a escrever seu primeiro romance, Caetés, que viria a ser publicado em 1933. No mesmo ano, foi para Maceió para ocupar o cargo de diretor da Instituição Pública de Alagoas, conhecendo então Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado. Logo viriam São Bernardo e Angústia. Em 1936, sob a acusação de ser subversivo, foi preso pela ditadura Vargas, sofrendo horrendas humilhações. Memórias do Cárcere é um relato da experiência na prisão.
Em 1945, depois de libertado, fixou-se no Rio de Janeiro e não mais voltou ao Nordeste, época então que se consagrou como um dos maiores romancistas brasileiros, considerados por muitos o sucessor de Machado de Assis. Nesse mesmo período filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro.
Com câncer, faleceu em 1953, cercado de muitos amigos e muitas homenagens.
Graciliano criou o romance São Bernardo, no qual, por meio do personagem Paulo Honório, revelou-se como um autêntico indignado e soltou a voz no sentido de denunciar os infortúnios que a vida lhe causara, principalmente demonstrando que o protagonista era um ser que subjugava todos à sua volta.
"Se a única coisa que de o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o carnaval no próximo ano" - Em Liberdade
"Escolher marido por dinheiro. Que miséria! Não há pior espécie de prostituição"- Angústia

http://www.brasilescola.com/literatura/graciliano-ramos.htm

Relacionados