Gracet

365 palavras 2 páginas
Considere um sistema de lavagem automática de carros simplificado, que pode dividir-se em 3 processos: água/sabão, escovagem e secagem.
Existe um botão para arranque (inicia) e após este ser premido o sistema fica apto para receber diferentes carros durante o seu funcionamento.
Um carro apresenta-se à entrada do sistema e após ser detectado (pos_carro_presente) deve ser conduzido até ao local da lavagem. Para este efeito, existe um motor que permite transportar o carro até à posição de lavagem (pos_lavagem), sendo possível iniciar a lavagem do carro a partir deste instante.
Água/Sabão: Existem duas colunas laterais de onde sairão a água ou o sabão conforme se actue as saídas (água, sabão). Existe igualmente um motor que permite o avanço ou recuo das colunas (recua_agua/sabão, avança_água/sabão). Em primeiro lugar, o sistema deve passar o carro por água, devendo o motor fazer avançar a coluna até à respectiva posição final (pos_agua/sabão_fim ). Quando for actuado o sabão, o motor deverá funcionar no sentido inverso (recuo da coluna). O sistema deverá aguardar 5segundos antes de iniciar o processo de escovagem.
Escovagem: O sistema possui 3escovas (Escova_E, Escova_D, Escova_C) que deverão funcionar em simultâneo até serem detectadas nas respectivas posições finais (pos_fim_E, pos_fim_D, pos_fim_C). Existem 3 motores que possibilitam o deslocamento (avanço/recuo) das mesmas (avança_E, avança_D, avança_C, recua_E, recua_D, recua_C).
Após a escovagem o carro deve ser sujeito a uma nova passagem por água (APENAS) tal como foi explicado no processo água/sabão.
Secagem: Existe um motor que possibilita o avanço ou recuo do secador (avança_seca, recua_seca). Quando se pretender ligar o secador actuar também secagem. Assim que o secador chegar à sua posição final (pos_seca_fim), o carro deverá ser conduzido até à saída (pos_lavado).
No final, o sistema de controlo deve garantir que todas as escovas, coluna água/sabão e secador regressam às suas posições

Relacionados

  • A arte do saber
    703 palavras | 3 páginas
  • CLP
    2800 palavras | 12 páginas
  • jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
    23883 palavras | 96 páginas