Grécia

Páginas: 20 (4811 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Grécia: Berço da Civilização Ocidental
A civilização grega, apesar da influência que sofreu dos fenícios e dos mesopotâmicos, inaugurou o pensamento ocidental. A maneira de pensar, o raciocínio, a lógica, e as diferentes formas de governo são algumas influências que permanece até hoje.
Os gregos acreditavam também em vários deuses e que eles interferiam constantemente na vida terrestre,entretanto, acreditavam no valor dos homens. Valorizavam muito a beleza corporal e a grande capacidade do raciocínio humano. A história da Grécia Antiga divide-se em três períodos: Período Homérico, Período Arcaico e Período Clássico.
Período Homérico (1100-800 a.C.) é marcado pela ruralização, ausência de escrita e formação dos genos; período da criação das obras de Homero, Ilíada e Odisseia. Marcadotambém pelos clãs, ou seja, comunidades baseadas no parentesco, os chamados Ghené. As desigualdades sociais praticamente não existiam e a propriedade privada também não existia. Com o crescimento populacional, começaram a faltar terras o que levou ao deslocamento de muitas pessoas em busca de terras. Diante desse desequilíbrio, e procurando garantir melhores condições de vida, alguns grupos teriamse destacado, passando a manejar armas e a ter domínio sobre as melhores terras e rebanhos. Essa movimentação deu origem a novas aldeias, que com o passar dos tempos tornaram-se cidades-Estados.
Período Arcaico (800-500 a.C.) marcado pelas transformações sociais e dando origem à formação da pólis, a cidade grega. A partir de 750 a.C. os gregos iniciaram um longo processo de expansão firmandocolónias em várias regiões, como Sicília e sul da Itália, no sul da França, na costa da península Ibérica, no norte da África e nas costas do mar Negro. São muitas as causas apontadas para explicar essa expansão colonizadora grega. Grande parte dessas causas relaciona-se a questões sociais originadas por problemas de posse de terra e de dificuldades na agricultura. As melhores terras eram dominadas porfamílias ricas. A maioria dos camponeses cultivava solos pobres cuja produção de alimentos era insuficiente para atender as necessidades de uma população em crescimento. Uma terceira classe, que não possuía terras, dedicar-se-iam, mais tarde, ao comércio; eram chamados de Thetas, marginais. Assim, no primeiro momento, a principal atividade econômica das colônias gregas foi a agricultura.Posteriormente, muitas colônias transformaram-se em centros comerciais, dispondo de portos estratégicos para as rotas de navegação. As colônias não eram controladas politicamente pelas cidades que as fundavam, apesar de manterem vínculos religiosos e comerciais com aquelas. Predominava entre os gregos sempre a organização de comunidades independentes, e a cidade (cada uma desenvolveu seu próprio sistemade governo, leis, calendário e moeda ) tornou-se a unidade básica do governo grego.
Desde o século VIII a.C., formaram-se pela Grécia Antiga diversas cidades independentes essas cidades eram chamadas de pólis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-Estado. Atenas tinha 2.500 km², Siracusa tinha 5.500km² e Esparta se estendia por 7.500km². A área urbana frequentemente se estabeleciaem torno de uma colina fortificada denominada acrópole. Nessa área concentrava-se o centro comercial e a manufatura. Ali, muitos artesãos e operários produziam tecidos, roupas, sandálias, armas, ferramentas, artigos em cerâmica e vidro. Na área rural a população dedicava-se às atividades agropastoris: cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e criação de rebanhos de cabras, ovelhas, porcos ecavalos. Este agrupamento visava atingir e manter uma completa autonomia política e social para com as outras polis grega, embora existisse muito comércio e divisão e divisão de trabalho entre as cidades gregas. A maioria das pólis gregas eram pequenas, com população de aproximadamente 20 mil habitantes ou menos na sua área urbana. Contudo, as principais cidades eram bem maiores, no século IV...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grécia
  • Grecia
  • A grecia
  • Grecia
  • grecia
  • grecia
  • grecia
  • GRÉCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!