Grécia antiga

Páginas: 21 (5170 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO . 02
Cidades-estados gregas: Esparta e Atenas 03
Esparta ....03
Atenas ....05
Guerras Médicas ..06
Antecedentes ....09
A primeira Guerra Médica ..10
A Segunda Guerra Médica ..11
Temístocles retoma o mando em Atenas ....13
A Batalha de Salamina ....15
Temístocles ....16
Fim das Guerras Médicas – as Batalhas de Platéias e Mícale ....16
Após a vitóriagrega ....17
A decadência ..17
Cultura ..18
Educação em Atenas ..18
Jogos Olímpicos ....19
Arte ....20
Religião ....21
Legado da Grécia Antiga ....22
Bibliografia ..25
Conclusão ..26


INTRODUÇÃO

Grécia Antiga

Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas (tais como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu,além de assentamentos gregos no litoral de outros países, como o Egito). Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) emicênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para incorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga.[1]
Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a seu país chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sido-lhes atribuídas pelosromanos.[2] O país homônimo hoje existente (ver República Helênica) descende diretamente desta, muito embora, como já dito acima, o termo Grécia Antiga abrange demais locais.

Cidades-estados gregas: Esparta e Atenas

As Pólis eram conhecidas como cidades-estados, porque eram como cidades, mas cada uma tinha tanto poder, que até parecia um país.
Duas Pólis se destacaram: Atenas e Esparta…Esparta

Esparta era cercada de montanhas, numa área de difícil acesso. A sociedade era muito guerreira. Todos os homens eram treinados e se tornaram os melhores e mais disciplinados soldados da Grécia. Os espartanos tinham leis muito rígidas, dois reis para governar e eram os grandes rivais de Atenas.

Esparta foi fundada pelos dórios, que conseguiram dominar os aqueus e se apossaram de suasterras. Cercada por montanhas, não tinha saída para o mar. Assim, não desenvolveu o comércio e a navegação.
A sociedade estava dividida em três grupos sociais:
Esparciatas - guerreiros, descendentes dos dórios. Eram a camada dominante, detentora das terras e possuía direitos políticos.
Periecos - os aqueus que não resistiram aos invasores. Eram homens livres, mas sem direitos políticos. Atuavamcomo camponeses, artesãos e comerciantes. Em época de guerra, eram convocados para o serviço militar.
Hilotas - a maioria da população. Eram servos do Estado e trabalhavam nas terras dos esparciatas.
Os hilotas tinham vida miserável, estavam expostos à violência, exerciam várias atividades e revoltavam-se com frequência.

A organização do poder político era feita de maneira a manter osprivilégios da camada dominante. Os principais órgãos políticos eram:
Diarquia - formada por dois reis.
Gerúsia - era o conselho dos anciãos, composta por pessoas com mais de 60 anos que fiscalizavam e administravam os assuntos do governo.
Ápela - uma assembleia popular formada por cidadãos com mais de 30 anos.

Atenas

Atenas estava localizada perto do mar. Por isso, era um dos principais centrosexportadores da Grécia. Esta polis era poderosa, ficou muito rica… mas a quantidade de escravos crescia e lutava por mais direitos.

Localizada na Ática, nas proximidades do mar Egeu, formou-se com o ajuntamento de tribos jônicas. Desenvolvia o artesanato e o comércio.
A sociedade era formada pelas seguintes camadas:
Eupátridas - os 'bem nascidos', tinham privilégios, eram os grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grecia Antiga
  • A Grécia Antiga
  • GRÉCIA ANTIGA
  • Grecia Antiga
  • Grécia antiga
  • A grécia antiga
  • Grecia Antiga
  • Grécia ántiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!