Grécia Antiga - Período Arcaico

Páginas: 8 (1922 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Grécia Antiga
Período Arcaico ( 800 – 500 aproximadamente)
O período Arcaico tem seu início com o Renascimento da Escrita. Esse Renascimento se deu diante da necessidade de voltar a utilizar a escrita, que havia sido perdida ao longo do período conhecido como Idade das Trevas. Antes dessa retomada, os registros arqueológicos evidenciam a existência de dois tipos de escrita, o Linear A e B.Pouco se sabe sobre o período em que essas escritas era utilizadas já que apenas o Linear B foi decifrado e revelaram-se provir de Creta, então pouco se descobriu sobre a história grega do período.
O Renascimento da Escrita ocorreu por volta do ano 800. Os gregos, para criar o novo alfabeto, utilizaram como base o alfabeto mais próximo, no caso, o dos Fenícios. Sendo assim, escolheram símbolosfenícios que passaram então a corresponder ao suas letras.
Nesse período surgi também a polis (cidade-estado), grande marco dessa civilização. Na polis estabelece-se então um governo coletivo, que toma o poder do rei e distribui entre os membros da nobreza (em grande parte, grandes fazendeiros). Essa nobreza provem da riqueza adquirida por meio de suas grandes posses. É nesse período que surge apropriedade privada, e por meio dessas os proprietários garantem o excedente que lhes proporciona toda sua riqueza e poder. Apesar disso, ainda continuou existindo terras públicas, apenas terras agrícolas foram privatizadas.
Foi também nesse período, no ano de -766, que foram criados os Jogos Olímpicos. Tudo começou devida às grandes expedições da nobreza ao Templo de Olímpia(Zeus) e Delfos(Apolo), queacabou culminando na criação das competições. Eles tinham essas competições como oferenda aos deuses, já que durante esses jogos havia uma grande emanação de energia por parte dos competidores, assim como grandes demonstrações de força. Este era, claro, um evento que apenas os nobres tinham condições de participar. A cultura da classe nobre grega foi a primeira a criar um ideal de beleza e tambémideias competitivas. Por isso essas competições devam à seus vencedores muito prestígio( o que pode influenciar até mesmo o cenário político), assim como desonra aos derrotados.
No ponto de vista político, o período foi governado inteiramente pela nobreza, como já mencionado. Isso, inevitavelmente, causava graves prejuízos aos indivíduos de classes inferiores, pois casos de solidariedade entreclasses eram comuns em julgamentos.
A nobreza justificava o seu poder por meio de seus antepassados heróis, consequentemente deuses. Essa proximidade com seres divinos lhes garantia o direito de exercer tal papel na sociedade. Diante disso eles eram considerados “os melhores” e comandavam até mesmo o exército das cidades.
Ainda na Idade das Trevas uma grande revolução tecnológica ocorreu: oinício da Idade do Ferro. Isso não lhes permitiu apenas elaborar ferramentas para a agricultura ou para o corte de árvores, mas significou muito mais que isso; o avanço desencadeou mudanças profundas no campo social da civilização.
O principal deles é o aspecto populacional. O grande desenvolvimento desencadeou uma explosão demográfica. A população dobrou e depois triplicou. É evidente que isso causouum grande impacto social, era um grande problemas de super população. Eram pois, mais filhos, o que culminava em mais dotes à serem pagos e mais alimento para mante-los. Camponeses desesperados diante da situação recorrem à empréstimos, e quando não pagos duas coisas podem lhe ocorres: podem vir a se tornar “servos da terra” de seu credor ou até mesmo serem vendidos como escravos para quitar assima divida.
Em uma sociedade acostumada com a igualdade, essa situação causou grande insatisfação, em alguns lugares desencadeando até mesmo guerra civil. É nesse contexto que surge o conceito de stasis.
Para solucionar o caos que se instalou nas cidades existiam duas opções: ou faziam grandes mudanças no regimento da sociedade ou expulsavam o excedente populacional. Diante dessas a saída...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GRÉCIA ANTIGA DAS ORIGENS AO PERÍODO ARCAICO
  • Períodos da História da Grécia Antiga
  • Período histórico
  • Periodo pré-socrático Filosofia na Grécia antiga
  • Periodo arcaico
  • Período Arcaico
  • periodo arcaico
  • Periodo arcaico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!