GP 02 DIN MICA CELULAR GRAVIDEZ

2721 palavras 11 páginas
Dinâmica celular
GP – 2 : Gravidez
Objetivos específicos:
1. Descrever o ciclo menstrual ( hormônios, ovulação e menstruação).
2. Caracterizar as etapas da fecundação.
3. Descrever o desenvolvimento humano pré-natal e suas características.

Resolução:
1. O ciclo menstrual tem uma duração comum de 23 a 35 dias. Para a maioria das mulheres a duração entre a ovulação e seu período fértil é de 12 a 16 dias e é denominada fase lútea. No início do ciclo, o hormônio folículo-estimulante (FSH) é produzido pela glândula pituitária no cérebro. É o principal hormônio envolvido na estimulação do ovário para a produção de óvulos maduros.
O estrógeno no corpo feminino está em seu nível mais baixo no primeiro dia do período e começa a aumentar à medida que os folículos crescem. Folículos são cavidades cheias de água dentro do útero. Enquanto os folículos se desenvolvem, um deles se torna dominante, que é onde o óvulo irá amadurecer, ao mesmo tempo o nível de estrógeno é crescente, para que seja certificado que as paredes do útero estão mais espessas por causa de nutrientes e sangue. Os níveis elevados de estrógeno também estão associados ao aparecimento de muco cervical, propício para o esperma, onde eles podem se locomover mais facilmente e sobreviver durante vários dias. O nível de estrógeno continua a aumentar e no fim, irá provocar um rápido aumento do hormônio luteinizante, este aumento faz com que o folículo dominante se rompa e liberte o óvulo maduro do ovário. Assim que ovular, o folículo começa a produzir o hormônio progesterona.
A progesterona causa uma acumulação adicional do revestimento do útero em preparação para um óvulo fertilizado, entretanto, o folículo vazio dentro do ovário começa a encolher e continua a produzir estrógeno e progesterona, que é quando começa a tensão pré-menstrual ou TPM.
A medida que o folículo vazio se encolhe, se o óvulo não é fertilizado, os níveis de

Relacionados

  • Edital
    20079 palavras | 81 páginas
  • bombeiros
    20079 palavras | 81 páginas
  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas