governo vargas e o serviço social

Páginas: 14 (3481 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
O Serviço Social no Brasil na Era Vargas e o Totalitarismo.
Por Prof. Ms Gilson Lopes da Silva Junior.
 
A partir da década de 30 a Capital do País, localizado na época na cidade do Rio de Janeiro, estava passando por enormes transformações políticas, sociais e econômicas. O atual presidente do período Getúlio Vargas, estava implantando no Brasil a industrialização retirando mazelas dopassado brasileiro que representava pobreza e atrasos de um enorme país que ainda sobrevivia do setor agrícola.
 A população urbana havia se tornada numerosa, consequência em parte do êxodo rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo à cidade pela carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura. Essa industrialização também alcançava outras grandes capitais do Brasilproporcionando ao país um vasto número de pessoas que passavam a viver a margem da pobreza.
Ainda nesse período, 1930, a economia brasileira passava por uma transição de agrário-exportadora para industrial. Nesse contexto ocorreu a construção de algumas indústrias, que demandavam mão de obra e investimento em obras de infraestrutura, tais como: abertura de estradas, suprimento de energia eetc.
O êxodo rural contribuiu de forma significava para o complemento de vagas no setor industrial, mas o novo tipo de trabalhador brasileiro necessitava de orientações e disciplina. O novo setor trabalhista (a indústria), carecia e muito de mão de obra porém essa área foi um dos instrumentos de propaganda política do novo governo que instituía o Estado Novo no Brasil (Regime político que possuíasemelhanças com o nazi fascismo europeu). Visando atingir esse objetivo disciplinador, o Estado lançou mão de estratégias tanto institucionais, quanto ideológicos, sendo o Serviço Social e o Assistente Social agente de suma importância nesse processo.
O Estado Novo era um regime político adotado por Vargas com características nazifascistas, havia um enorme culto a pátria e ao Chefe de Estado, acensura era árdua e músicas, programas de rádio e televisivos, jornais impressos eram vigiados constantemente pelo DIP, olhos ativos do governo Vargas. O regime estadonovista assim como o fascismo na Itália e nazismo na Alemanha usavam instrumentos de glorificações ao regime, portanto o sistema educacional era todo manipulado para exaltar fatos e personagens históricos que interessassem aosistema política, a igreja ( protestante e católica) pregavam mensagens patrióticas junto com o evangelho, o Estado teve a responsabilidade de gerar empregos e dar assistências aos mais necessitados com o assistencialismo praticado com os governos totalitários da época, porém controlando sempre os sindicatos e os opositores ao regime.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplomovimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de recristianizar a sociedade. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação,  moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial. O regime estadonovista aceita a ideia do catolicismo em assistiros pobres, Vargas usa essa estratégia para desenvolver programas políticos assistencialistas divulgando a ideia de que o ditador Getúlio Vargas é um Chefe de Estado atencioso aos mais pobres na sociedade brasileira.
Essa atitude visava principalmente o interesse do Estado e das classes dominantes
de atrelar as classes subalternas  ao Estado, facilitando sua manipulação e
dominação, Iamamoto(1998).  
 
Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. É importante citar que a igreja católica dos anos 20 não aceitava o regime socialista, temia muito que o socialismo fosse para países  industrialmente atrasados e pobres, o Papa Leão XIII era um ávido critico do socialismo, pois os critérios socialistas sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Governo Vargas e a institucionaliza o do Servi o Social no Brasil
  • governo vargas
  • Governo Vargas
  • governo vargas
  • GOVERNO DE VARGAS
  • Governo vargas
  • governo vargas
  • Governo Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!