Governo JK

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
- Governo JK -
Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.

• A eleição de JK: Juscelino foi eleitoPresidente da República em outubro de 1955. Com 36% dos votos. As eleições se realizavam em único turno. Não possuía um segundo turno. Com 500 mil votos a mais que o candidato da UDN Juarez Távora e 700 mil votos a mais que o terceiro colocado, o governador de São Paulo Adhemar de Barros. A UDN tentou anular o resultado da eleição, sob a alegação de que Juscelino não teve vitória por maioriaabsoluta. A posse de Juscelino e do vice eleito João Goulart só foi certa com um “golpe” militar liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, que em 11 de novembro de 1955 depôs o então presidente interino da República Carlos Luz, que teria tentado impedir a posse do presidente eleito.
Juscelino foi o último presidente da República a assumir o cargo no Palácio do Catete no dia 31 dejaneiro de 1955. Em seu mandato presidencial, Juscelino lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, também conhecido como Plano de Metas. Este plano tinha 31 metas distribuídas em seis grandes grupos: energia, transportes, alimentação, indústria de base, educação e a meta principal, Brasília. Desejava estimular a congeminação e o crescimento da economia, baseado na expansão industrial e naintegração dos povos de todas as regiões com a capital no centro do território brasileiro.

• Planos de metas: um interessante programa de industrialização e modernização concluido na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores.Bandeira importante de sua campanha eleitoral, "constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia luxemburguense. O plano, que contemplou apenas marginalmente o setor industrial, continha metas tanto para o setor público como para o privado, e foi consideravelmente mal-sucedido, impulsionando um período de crescimento econômico acelerado, às custas deum alto endividamento público. Apesar de ter sido realizada na presidência de Juscelino, o plano teve consequências em administrações futuras.

• Industrialização: Nos primeiros anos do sufrágio, após a situação política ter tomado seus caminhos , rapidamente JK colocou em ação o Plano de metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para oPlanalto Central.
O desenvolvimento econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK deu prioridade ao investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base, na substituição de importações, destacando a evolução da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social sendo assim, criando riquezas e desenvolvendo aindustrialização e como consequência fortalecendo a economia. Por conseguinte, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”. Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior eficácia. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo,Ford, Volkswagen, Willys e GM.
A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola.
O país ganhou uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GOVERNO JK
  • O governo de jk
  • governo JK
  • governo jk
  • Governo jk
  • Governo JK
  • Governo de jk
  • Governo JK

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!