Governo Eletrônico

Páginas: 12 (2790 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO (EA)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (UNISERPRO)












“Soluções mais avançadas de Governo eletrônico no Brasil, que mais realizam o sonho de Ipérbole brasileira”.




Hamilton Fontes Galvão

Disciplina “Governo Eletrônico”

Tutora: Professora Cristiane Simões Netto CostaProfessor: Prof. Luiz Roque Klering


















Porto Alegre, 13 de Outubro de 2013.
Sumário

1. Introdução 3
2. Fundamentação Teórica 4
3. Portal E Democracia 4
4. Município de Quissama 6
5. Secretaria de Planejamento da Bahia = SEPLAN 7

1. Introdução
Esta tarefa tem por objetivo tratar sobre as formas utilizadas por alguns atores do governo e sociedade no que serefere aos recursos da internet para alcançar seus propósitos em atuar junto aos cidadãos de uma forma mais democrática.
Baseado no texto de Guidi (p, 49) é notório que com o passar dos anos o aumento da população e o crescimento exponencial das cidades, tornou a participação dos cidadãos bem abaixo do esperado no que diz respeito ao exercício da democracia, levando assim um distanciamentoentre governos e os cidadãos.
Com o advento da internet criou-se possibilidades dos governos de uma forma mais rápida se aproximar dos cidadãos, através de ferramentas que propicie a tão famosa tele democracia.
Importante frisar que a busca desta aproximação deve ser no sentido de estabelecer consenso sobre as escolhas que a administração pública deve fazer, e que estas decisões preferencialmentesejam baseadas em uma participação comunitária mais ampla no processo de tomada de decisões.
Para que isto aconteça de forma mais rápida e eficaz, as TICs têm um papel fundamental, pois possuem importante ferramentas de relacionamento e troca de informações.
Para tanto, parte-se da premissa de que a Internet pode significar uma força sem igual na verdadeira revolução também da área pública, nãosomente para dar maior eficiência na prestação de serviços, e sim porque amplia os canais de participação do cidadão, que pode manter-se informado e interagir com os órgãos da administração pública na definição de seus interesses coletivos, fortalecendo assim democracia.
Para esta tarefa utilizaremos a seguinte questão norteadora:
“Identifique pelo menos 3 soluções mais avançadas de governoeletrônico do Brasil que, tendo em vista seus contextos (lugares) e os temas abrangidos (legislativo, judiciário, educação, segurança, participação comunitária, saúde, transportes etc.), mais realizam o sonho de uma “ipérbole” brasileira de 2013. Justifique cada escolha”.




2. Fundamentação Teórica
Para esta tarefa utilizaremos como base as orientações constantes no modelo de rede degoverno denominado Rede Cívica- Ipérbole de Guidi Leda E democracia em Bologna
Como consta no texto de Guidi (p, 54) este tipo de rede teve seu início em janeiro de 1995 voltado para criação de uma “rede cívica” gratuita na Internet, estribada em conceitos de telemática, adotando assim novas tecnologias no sentido de desenvolver e acompanhar as várias áreas de atuação do município de Bologna.Diferentemente da rede E-Gov que tem seu foco voltado para uma relação de cliente/fornecedor, a rede cívica é um “modelo europeu” que tem como foco principal em promover a interação do governo com o cidadão gerando assim a e democracia.
“O principal objetivo da rede cívica segundo Guidi (p, 62) é entre outras ações trabalhar o aumento do uso das TICs, provendo assim serviços interativos zelando pelasegurança das informações prestadas à população;”
Outro fator importante é criar meio de dialogar com os cidadãos, realizando sempre uma interface entre o que é virtual e a realidade, buscando sempre a democracia com criatividade e respeito.

3. Portal E Democracia

Um exemplo encontrado no Brasil que em vários aspectos tem relação de uma rede Ipérbole, é o portal E Democracia da Câmara dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo eletronico
  • Governo eletronico
  • Governo eletronico
  • Governo Eletrônico
  • Governo eletronico
  • Sistema de informação
  • O Impacto do governo eletrônico ao cidadão
  • Casa do cidadão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!