Governo de Collor e Itamar Frando

2283 palavras 10 páginas
As Eleições de 1989.
As eleições de 1989 foram as primeiras logo após o regime militar em que os brasileiros tiveram aptos a escolherem quem queriam como presidente da república. Por serem relativamente novos, os partidos políticos estavam pouco mobilizados e vinte e duas candidaturas à presidência foram lançadas. Essa quantidade expressiva de candidatos mantém o recorde de eleição presidencial com mais candidatos. Foi também a primeira eleição na qual uma mulher disputou o posto mais elevado da República – Lívia Maria do Partido Nacionalista (PN)
Como nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos, isto é, excluídos os brancos e nulos, a eleição foi realizada em dois turnos, conforme a então nova lei previa. Os dois principais candidatos à presidência eram Luís Inácio Lula da Silva, do PT, e Fernando Collor de Mello, do hoje extinto partido PRN. José Paulo Bisol aparecia como vice de Lula, e Itamar Franco de Collor. Como nenhum dos candidatos conseguiu uma maioria significativa dos votos, a eleição obteve dois turnos, como previsto na lei. O Primeiro turno aconteceu no dia 15 de novembro de 1989. O segundo, no dia 17 de dezembro do mesmo ano.
Lula x Collor
O perfil dos candidatos COLLOR-Na área econômica, o programa de Collor era explicitamente de tendência Neoliberal e previa uma extensa reforma no estado, além de privatizações de empresas estatais e abertura da economia à competição internacional.
Lula- Era representante das forças políticas de esquerda, recebeu apoio dos movimentos populares e sindicais. Defendeu um programa de mudanças na estrutura socioeconômica do país a fim de programar um modelo socialista.
Durante sua campanha, Collor ficou conhecido como o “Caçador de marajás”, tudo isso porque passou para a população a imagem de um político que lutava incessantemente contra a corrupção. Contra políticos e servidores públicos que recebiam salários extremamente altos.
Essa foi uma eleição que entrou pra história da política

Relacionados