Governança e Governailidade

902 palavras 4 páginas
GOVERNANÇA = RELATIVO A GOVERNO.
É O ATO DE GOVERNAR DE ACORDO COM O QUE ALEI ESTABELECE PARA QUE SEJA FEITO.(FAZER O QUE FOR DE COMPETÊNCIA) Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque. Segundo o Banco Mundial, “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”.

Governança pode ser sinônimo de governo, o órgão de soberania ao qual cabe a condução política geral de um país, sendo o órgão superior da administração pública. No entanto, governança também pode dizer respeito às medidas adotadas pelo governo para governar o país em questão.

São oito as principais características da boa governança: Estado de direito, transparência, responsabilidade, orientação por consenso, igualdade e inclusividade, efetividade e eficiência e prestação de contas.

Governança Corporativa

Existe também a governança corporativa das empresas que é o conjunto de processos, regulamentos, decisões, costumes, idéias que mostram a maneira pela qual aquela empresa ou sociedade é dirigida ou administrada.

GOVERNABILIDADE E O QUE ESTÁ AO ALCANCE DE PODER SER FEITO POR UM ÓRGÃO DO GOVERNO.(FAZER O QUE ATINGE SEU PODER DE RESOLUÇÃO)
São dois termos que não se confundem, pois são distintos entre si, senão vejamos a diferença: enquanto a Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.
A Governabilidade nos apresenta muitos elementos que irão determinar o espaço de possibilidade do exercício do poder, e ainda, as condições em maior ou

Relacionados