GOVERNANÇA CORPORATIVA BRB

1812 palavras 8 páginas
UNICEUB-ICPD

TRABALHO DE GOVERNANÇA PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL

PROFESSOR: HENRIQUE VITALI MENDES
ALUNO: GUSTAVO DA SILVA BARBOSA

BRASÍLIA 25/03/2013
INTRODUÇÃO
Em atenção ao trabalho para a avaliação da Disciplina Governança Pública e Controle Social, foi escolhido o tópico 1: análise da estrutura de governança corporativa de uma empresa estatal (empresa pública ou sociedade de economia mista), onde o aluno/autor terá que avaliar, ao final, se a empresa analisada possui uma boa governança ou não, utilizando os fundamentos discutidos e abordados em sala.
A sociedade de economia mista escolhida foi o Banco de Brasília S.A – BRB, por se uma instituição bastante conhecida e rotineiramente utilizada pelos servidores do GDF , que tenta atuar como banco público indutor do desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e regiões de influência e que ao serem pesquisados dados dessa instituição encontrei um farto material de apoio que contribuiu para uma excelente análise, utilizando os conceitos dados durante as aulas.

BREVE HISTÓRICO DO BRB S.A
O Banco de Brasília S.A. - BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966. Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região. Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
O BRB detém as seguintes participações acionárias:
69,7% da empresa Cartão BRB S.A.;
100% da empresa BRB -

Relacionados