Governanca

Páginas: 17 (4172 palavras) Publicado: 19 de maio de 2015
Idéia Sustentável
Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade
ConsultoriaEducaçãoConteúdos
Pular para o conteúdo
Home
|
Quem Somos
A Empresa
Ricardo Voltolini
Clientes
Opinião dos Clientes
Equipe
Empresas Parceiras
|
O que fazemos
Consultoria
Conteúdos
Palestras, workshops e cursos
Produtos Educacionais
|
NEXT
|
Plataforma Liderança Sustentável
|
Contato/Localização

Conteúdos NEXT
NotasOpinião
Revista
Especiais
Dicas de Leitura
Estudos
Galeria
Vídeos
Podcast
Agenda
Ideia Sustentável
Sustentabilidade
em Série
O desafio da governança e transparência
Publicado em 22 de março de 2010
Foi-se o tempo em que os rumos das empresas eram decididos em reuniões de cúpula a portas fechadas. Em tempos de globalização, assumir uma postura transparente e compartilhar a tomada de decisões comdiversos públicos de interesse é uma forma de as empresas gerirem melhor riscos e oportunidades.
Nesse cenário, as boas práticas de governança corporativa se apresentam como um caminho para agregar valor à companhia, facilitar o acesso ao capital, contribuindo para a sua perenidade. E em se tratando de longo-prazo não há como desconsiderar as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Dessaforma, governança e sustentabilidade devem caminhar juntas.
Aferir os resultados decorrentes de uma postura de transparência e responsabilidade, na sua maioria baseados em ativos intangíveis – como ganhos de imagem e reputação -  é um dos grandes desafios para consolidar as boas práticas nessa área. Confira o que pensam os principais especialistas sobre o assunto.
Governança e suas origens
Aabertura de capital das empresas trouxe um desafio novo de gestão: como administrar os conflitos decorrentes da relação entre proprietários (sócios/ acionistas) e a diretoria, incumbida de tomar as decisões que definirão os rumos da empresa.
Na primeira metade dos anos 90, acionistas, principalmente dos Estados Unidos, encabeçaram um movimento para estabelecimento de novas regras que os protegessem deeventuais abusos da alta administração das empresas.
A boa governança corporativa surgiu, portanto, da preocupação de criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos estivesse sempre alinhado ao interesse dos acionistas.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) orienta que as práticas dascompanhias estejam assentadas em quatro princípios: transparência, prestação de contas (accountability), eqüidade e responsabilidade corporativa.
“A transparência consiste em dar as informações que o outro lado quer ouvir, baseadas em aspectos tangíveis e intangíveis. Outro princípio, a equidade, trata-se de não cometer injustiças com as diversas partes envolvidas. A accountability (prestação decontas) também é importante porque na governança corporativa se define o processo de tomada de decisão e, portanto, são estabelecidos mandatos, o que cada um faz e quem dá satisfação para quem. Todo mundo que tem um mandato tem que dar satisfação do que fez e o que não fez e assumir as conseqüências. E tem o princípio da responsabilidade corporativa que é justamente incorporar aspectos ambientais esociais no processo de tomada de decisão”, afirma Carlos Eduardo Lessa Brandão, co-coordenador do Grupo de Estudos de Sustentabilidade do IBGC.
Mas segundo a organização, além de disseminar esses princípios, a boa governança corporativa requer a existência de um acordo claro de propriedade entre os sócios, um Conselho de Administração, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.
No final da décadade 90 e início dos anos 2000, as crises mundiais como a asiática, em que inúmeros escândalos bancários despontaram na região, e os casos de fraude contábil da Enron, World Com. e Parmalat ressaltaram a importância de práticas institucionais que enfatizem a transparência, a ética e a segregação de funções nas empresas. Percebeu-se também que os mecanismos de adesão voluntária, sozinhos, não eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança
  • governança
  • Governança
  • Governança
  • governança
  • Governança
  • Governanca
  • Governança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!