Governança de tecnologia da informação: um estudo em empresas brasileiras

Páginas: 47 (11699 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS – FUCAPE

FERNANDA DE ASSIS GAMA

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS

VITÓRIA 2006

FERNANDA DE ASSIS GAMA

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Projeto de Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeisda Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças – (FUCAPE), como requisito parcial para obtenção de título de mestre no Mestrado em Ciências Contábeis – nível Profissionalizante.

Orientador: Prof. Dr. Magnos Martinello

VITÓRIA 2006

AGRADECIMENTOS

A todos que contribuíram para a conclusão desta dissertação, de forma direta ou indireta. Especialmente aoprofessor Magnos Martinello, pelo apoio e compreensão. Ao Fernando Almeida e ao Departamento de Informática da CST – Arcelor Brasil, pelo tempo disponibilizado para que eu pudesse me dedicar ao mestrado e pelas sugestões sobre este trabalho. A todas as empresas que responderam o questionário permitindo assim a realização desta pesquisa. Aos professores da FUCAPE pelos ensinamentos compartilhadosao longo do curso. Aos colegas, amigos e principalmente à minha família que sempre esteve ao meu lado nesta jornada.

RESUMO
Nos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem sido tratada por alguns grupos de discussão como estratégica para a competitividade das empresas e por outros grupos como uma commodity. Independentemente dos pontos de vista apresentados os investimentos em TIcrescem a cada ano e por conseqüência, a exigência com relação aos retornos dessa área também tem aumentado. Com o intuito de evidenciar este retorno e alinhar a TI ao negócio, muitas empresas estão tomando iniciativas relacionadas à Governança de TI (GTI). A GTI consiste em um conjunto de processos e controles que tem como objetivo propiciar que a TI agregue valor ao negócio. Esta dissertação apresentauma investigação visando analisar como as empresas no Brasil estão exercendo a Governança de TI e se de fato esta contribui com os resultados de TI. Para isso serão analisados dados de empresas de setores distintos com o intuito de: mensurar o nível de GTI das mesmas e analisar se existe diferença nos resultados operacionais para diferentes agrupamentos de Nível de Governança. Particularmente, osresultados operacionais são medidos pelo Índice de Consecução dos Projetos de TI, Índice de Consecução do Orçamento e Percentual de Atrasos em Manutenções e Projetos de TI. Um outro aspecto analisado verifica se diferentes agrupamentos de Modelo de Gerenciamento de TI possuem nível de Governança distintos. O trabalho utilizou uma amostra, composta por 30 empresas que participaram de uma pesquisa,através de um website na internet. Sobre os dados provenientes da amostra, foi aplicada a técnicas estatística não paramétrica denominada Kruskal-Wallis, para validar as hipóteses do trabalho. Na pesquisa, foi possível identificar três agrupamentos de empresas com faixas de Nível de Governança distintos. Como primeiro resultado, não foi identificado estatisticamente diferença nos resultados dasmétricas operacionais nos agrupamentos de Nível de Governança. Como segundo resultado, também não foi identificada diferença no Nível de Governança em agrupamentos de diferentes Modelos de Gerenciamento do setor de TI. Por último, nas diferentes formas de tomada de decisão sobre aspectos relacionados a TI, foi identificada diferença nos agrupamentos de tomada de decisão sobre Estratégias deInfra-Estrutura de TI.

Palavras chave: Governança de TI, Tecnologia da Informação, Governança.

ABSTRACT
In recent years, the Technology of the Information (IT) has been deald with some groups of quarrel as strategical for the competitiveness of the companies and for other groups as one commodity. Independently of the points of view presented the investments in IT they grow to each year and for...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Racionalização da tecnologia nas empresas brasileiras
  • UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTEIO EM EMPRESAS BRASILEIRAS
  • Decisões de estrutura de capital de empresas brasileiras: um estudo empírico
  • Sistemas erp: estudos de casos multiplos em empresas brasileiras
  • Estudo do processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira do ramo de integração de...
  • Tecnologia Brasileira
  • Empresa Brasileira
  • Empresas brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!