Governança

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
* Segmento de Mercado de capitais são formados por: BMF &BOVESPA, fiscaliza,intemedia/ Investidores pessoas físicas ou jurídicas.Empresas corretore vinculados e entidades financeiras.
* Ação=Menor parcela do capital social
* Detentor de 1 ação=Acionistas
* Tipos de acionistas: Majoritario=controlador tem poder de decisão mto gde.Minoritário: Tem poder de decisão,menor q o majo.Preferencial: Não tem poder de decisão nenhum.
* Tipos de ações: Ordinária: Direito a voto e recebimento de rendimento.comum regular,votar na ass geral. Preferencial: Prioridade no recebimento delucro e reembolso caso haja falência não dá poder e decisão prioridade no recebimento de dividendos.
* Quanto a emissão: Nominativa: Nome do acionista data da compra e valor da ação. Contabil-Calculo feito pelos contabilistas. Escritural: Extrato prova que vc comprou ou vendeu uma ação. Liquidação: Valor atribuído de ação qdo a empresa vai a falência p reembolsar os acionistas com base no quesobrou de dinheiro.Mercado: depende da demanda e da oferta o interesse de quem quer comprar e de quem quer vender.
* Ganhos do investidos: Através dos lucros da empresa 25% divido entre osacionistas dividindo ou vendendo ações.
Não existe um padrão de G.C, pq os países são diferentes,eles tem carac próprias.5modelos: Anglo-saxao,alemão,japonês,europeu e americano.
Justificativa daexistência desses modelos: Cultura de cada pais,aspecto econômico,políticos.Em cada pais vamos encontrar estruturas diferentes.
Estrutura de propriedade: forma/Familiar= hotel,restaurante/Controleconcentrado= poucos donos/Gestão sobresposta= 3 pessoas tem em média
Emissão de ações preferenciais: Usado por 89% das empresas, responde por 46% do capital social,conflitos de ag entre osdonos./Conselho de adm: estrutura informal,vinculado a gestão,falta clareza na divisão de papeis,remuneração pouco relevante,carência de profissionais.

Código de melhores praticas G.C foi criado pelo IBGC a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governanca
  • Governança
  • governança
  • Governança
  • Governança
  • governança
  • Governança
  • Governanca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!