Governança e Telecomunicações

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Convergência e Governança necessidade de adoção por provedores de soluções de TI e Telecomunicações

Gestão de Tecnologia da Informação – Universidade Gama Filho (UGF)
Caixa Postal – 20.071-000 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Resumo.O objetivo deste estudo é demonstrar como o advento da Era Digital e o surgimento de uma nova visão sobre produtos e serviços na indústria, provocada pelodesenvolvimento de novas tecnologias computacionais e a ampla utilização dos mesmos nos serviços de comunicações, levou o mercado de telecomunicações a realizar a convergência entre seus serviços de rede e novas soluções de software e hardware, criando uma intrínseca parceria entre TI (tecnologia da informação) e Telecomunicações. As operadoras de telecomunicações se transformam, não sendo maisapenas provedores de telefonia e transmissão de dados. Os novos horizontes exigem que sejam também provedores de aplicativos e conteúdo, disponibilizando serviços antes impensáveis. Este novo patamar exige das empresas a adoção de critérios de efetividade da governança de TI e das plantas de redes. Para tal, são utilizadas metodologias como ITIL (Information Techonology InfrastructureLibrary) e COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) para TI e eTOM (enhanced Telecom Operations Map) para provedores de Telecomunicações, dentre outros.

1. Introdução
O mercado de telecomunicações e tecnologia da informação (TI) tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos. A popularização do acesso aos serviços fornecidos pela internet (redes sociais eentretenimento, principalmente), bem como o barateamento do custo de acesso aos serviços e aos dispositivos de acesso (gadgets), tem permitido que a expansão da base de clientes cresça de forma expressiva, como pode ser observado no crescimento do uso de smartphones, conforme apresentado na Tabela 1.

TABELA 1
CRESCIMENTO DAS VENDAS DE SMARTPHONES NO BRASIL
 Milhões
1T12
2T12
3T12
4T12
1T13
2T13∆Tri
∆Ano
Smartphones
2,9
4,0
4,2
4,9
5,4
8,3
53,7%
110,1%
Smartphones/Cel.
23,6%
26,3%
27,5%
29,3%
38,3%
54,0%
-
-

Fonte: IDC

Este crescimento também é demonstrado pelos valores financeiros atingidos. Segundo a Telebrasil, Associação Brasileira de Telecomunicações, a receita bruta do mercado de telecomunicações no primeiro semestre de 2013 apresentou um crescimento de 5,7%sobre o mesmo período de 2012, quando o valor anual correspondeu a 5% do PIB. A consultoria Analysys Mason, em conjunto com a PromonLogicalis, indica em relatório sobre o mercado de telecomunicações na América Latina e Central, que o Brasil deverá registrar um acréscimo de 10% ao ano na área. Ainda segundo o estudo, na América Latina e Central, até 2014, o mercado de telecomunicações deve somarreceitas de US$ 214 bilhões, com um crescimento de 40% em relação a 2009. A Figura 1 e a Tabela 2 mostram o valor das empresas brasileiras de telecomunicações listadas na bolsa de valores.

FIGURA 1

Fonte: Bovespa
Nota: Inclui as empresas de telefonia celular, fixa e de TV por assinatura listadas na bolsa daquela data.

TABELA 2
VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES
R$ BILHÕES2008
2009
2010
2011
2012
1S13
Valor de mercado das Empresas de Telecomunicações
121,4
141,6
136,3
161,5
147,6
107,1
Fonte: Bovespa
Nota: Inclui as empresas de telefonia celular, fixa e de TV por assinatura listadas na bolsa daquela data.

Este crescimento também é observado diretamente no mercado de Tecnologia da Informação, onde os investimentos não param de aumentar. Uma visãoabrangente disto é demonstrada pela pesquisa CIA, FGV-EAES, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da EAESP – GVcia, que divulga periodicamente um retrato do cenário e as tendências desse ambiente. Essa pesquisa, realizada em 5.000 empresas nacionais de capital privado, exibe números que comprovam um crescente uso da TI pelas empresas. As empresas gastam e investem algo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Telecomunicações
  • Telecomunicacoes
  • telecomunicações
  • Telecomunicações
  • Telecomunicaçoes
  • Telecomunicações
  • Telecomunicações
  • Telecomunicações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!