Governança de ti

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1. Principais Conceitos
* GTI consiste em estrutura organizacional, liderança e processos que garantam que a TI sustente e amplie os objetivos e estratégias organizacionais;
* GTI é definida como uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização, a fim de atingir seu objetivo de adicionar valor ao negócio através degerenciamento balanceado do risco com o retorno do investimento de TI;
* GTI é a capacidade organizacional de controlar a formulação e a implementação de estratégias de TI e indicar a direção apropriada para a obtenção de vantagem competitiva para as organizações;
* Não trata como as decisões são feitas, mas de determinar quem é o responsável por uma decisão (direito de decisão), quem a alimenta(direito de entrada) e como pessoas ou grupos se mantêm responsáveis em seus papéis;
* É o grau para o qual a autoridade de tomada de decisão é definida e compartilhada entre a gerência e os gerentes de processos nas organizações de TI e de negócio, com a finalidade de criar prioridades e alocar os recursos.
Resumindo:
* Distribuição de direitos e responsabilidades do processo de decisãoentre os diferentes stakeholders1 na organização.
* Regras e procedimentos para tomar e monitorar decisões no ambiente de TI estratégica.
Stakeholders: qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto. Ex.: Gerente de projetos, Patrocinador de projetos, Equipe de projetos e clientes etc.
2. Responsabilidades
* Desempenho
* Resultado
* Riscos
A GTIprecisa ser estruturada de forma a atender as necessidades organizacionais, ou seja, apresentar um mecanismo que viabilize os vários papéis e relacionamentos entre os aspectos envolvidos, visando uma maior adequação à estrutura organizacional.
É necessário considerar os valores do stakeholder no estabelecimento das estratégias, pois são eles que determinam e direcionam as ações que terão valorpara o negócio.
3. Modelos de Governança de TI
* Balanced Scorecard
Facilita a tradução da visão e estratégia em um conjunto coerente de medidas de desempenho.
* Board Briefing on IT Governance
Relatório do IT Governance Institute que fornece para o board de diretores um guia de alto nível sobre a importância da GTI.
* Capability Maturity Model (CMM)
Fornece os princípios e práticasque compõem a maturidade dos processos de software, fornecendo diretrizes para melhorar esses processos.
* COSO Enterprise Risk Management Framework
Estrutura conceitual que integra princípios, terminologias comuns e guias de implementação prática para a gestão de riscos.
* European Framework for Quality Management (EFQM)
Modelo para melhorar a qualidade de serviços e produtos.
*Arquitetura Empresarial
Roteiro para atender a missão através do perfeito desempenho dos processos de negócio dentro de um ambiente eficiente de TI.
* ISSO 9001-2000
Estabelecimento de um sistema de gerenciamento que fornece confiança e conformidade dos produtos ou serviços para estabelecer requerimentos de qualidade.
* Malcolm Baldrige National Quality Criteria Framework
Estrutura comfoco em qualidade para excelência empresarial.
* OECD Principles of Corporate Governance
Princípios desenvolvidos para avaliar e melhorar a estrutura de governança corporativa, fornecendo um guia e sugestões de aspectos que têm um papel relevante para se desenvolver uma boa governança.
* Modelo de Referência Técnica
Vocabulário comum para coordenar a aquisição, desenvolvimento,interoperabilidade e suporte dos sistemas de informação.

4. Modelos de gestão de TI
* COBIT
O modelo COBIT possui quatro processos básicos de administração: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; e controle.
A entrada é a informação dos objetivos e estratégias do negócio, além dos recursos necessários para a realização dessas atividades.
O planejamento e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de ti
  • Governança de TI
  • Governança de TI
  • Governânça de TI
  • Governança de TI
  • governança em ti
  • Governança de TI
  • Governança em TI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!