Governança de ti

Páginas: 6 (1429 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
Muitos se desesperam com as muitas confusões econômicas e políticas recentes em países sul-americanos, que podem prejudicar a imagem de todos do continente. No entanto, o quadro é similar nos países asiáticos, mostrando que não se trata de um privilégio local. Há que se conviver com a diversidade de situações, procurando se diferenciar dos demais, pelos critérios que são aceitos pela maioria dospaíses desta aldeia global.
Mesmo o conceito de democracia ocidental não é tão universal como parece, ainda que aparente ser o menos ruim de todos. Nascido das revoluções francesa e americana pressupõe-se que todos sejam iguais, tendo os mesmos direitos. Mas parece que os seres humanos acabam sendo diferenciados pelas suas riquezas e rendimentos. Uns são mais que os outros.
No Extremo Oriente seadmite, a priori, que nem todos são iguais. Pela influência do confucionismo, os pais tendem a serem mais considerados que os filhos, os professores mais que os alunos, os veteranos mais que os novatos, os idosos mais que os moços etc. Seria injusto pelo conceito de democracia ocidental, pois todos devem ser iguais, tendo o direito a um voto cada. Mas será que seria mais justo considerar asdiferenças pelas posses materiais ?
Parece conveniente que haja independência dos poderes, do executivo, do legislativo e do judiciário. Mas se o poder econômico bloqueia no legislativo as urgentes necessidades mundiais de diminuição do aquecimento global, será que teremos que esperar pelo bom senso das grandes empresas ? Ou aceitar que os chineses só aceitem restrições as suas atividades poluentesacima de um patamar mínimo de crescimento ?
Não me parece que devemos impor os nossos valores aos outros. Podemos não concordar, mas devemos respeitar o regime político e econômico que cada país escolheu. Precisamos aprender a conviver com os desiguais, respeitando as suas opções. Não podemos dividir o mundo entre os bons e os maus (por quais critérios ?). Não podemos nos considerar do grupo deDeus, e os que pensam de forma diferente de nós, como do grupo do Diabo.
Infeliz vai ser o dia que todos pensemos de forma idêntica. Mas haja paciência para esperar por maior racionalidade (por qual critério ?) dos seres humanos que, temos que admitir, são mais emotivos, ainda que tenhamos a pretensão de sermos animais racionais.

povoado com 3,5 bilhões de habitantes. É ainda o berço de algumasdas mais antigas civilizações e das principais religiões do planeta.
Esse imenso território conta com um total de 45 países e inúmeros contrastes entre eles. Em ordem alfabética: Afeganistão, Arábia Saudita, Bangladesh, Barein, Brunei, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, China, Cingapura, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, parte asiática da Federação Russa, Filipinas, Iêmen,Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuweit, Laos, Líbano, Malásia, Maldivas, Mianmar, Mongólia, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan (Formosa), Timor-Leste, Turcomenistão, parte asiática da Turquia, Uzbequistão e Vietnã.
Geografia
Este continente que inclui a maior parte dos territórios da Federação Russa e da Turquia,corresponde a quase um terço das terras emersas do globo. Apesar da Ásia e Europa formarem uma única massa continental, uma convenção definiu uma fronteira entre ambas, a qual é determinada pelos montes Urais, pelo rio Ural, pelo mar Cáspio, pelas montanhas do Cáucaso e pelo mar Negro. O fim da União Soviética e outras mudanças políticas e econômicas nos dois continentes vêm submetendo essas fronteirastradicionais a revisões .
A Ásia une-se à África pelo istmo de Suez, comunica-se com a Oceania pelas ilhas da Indonésia e separa-se da América pelo estreito de Bering. O litoral do continente estende-se por cerca de 250 mil quilômetros. O relevo asiático apresenta a maior altitude média da Terra (960 metros), em razão da presença de grandes cadeias montanhosas, entre as quais a cordilheira do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de ti
  • Governança de TI
  • Governança de TI
  • Governança de ti
  • Governânça de TI
  • Governança de TI
  • governança em ti
  • Governança de TI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!