Governança de ti

Páginas: 8 (1871 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
Visão Geral
A Governança em TI ainda é um assunto bastante controverso e pouco entendido de forma geral pelos Gestores ou "Governantes" e na maioria das vezes o assunto é abordado de forma muito ampla ou superficial e não é raro observarmos abordagens equivocadas daquilo que se julgaria ser de fato Governança e ainda o que vem a ser de fato Governança de TI.
Com o objetivo de auxiliar os colegase gestores das empresas que necessitam dispender algum esforço em futuro próximo em direção a Governança em suas organizações, resolvemos escrever este artigo, compartilhando algumas experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos oito anos de atuação neste segmento de consultoria.
É necessário prevenir ao nosso leitor que o tema Governança de TI é bastante amplo e dependendo dascondições preexistentes na organização e da abordagem utilizada para a adoção dos critérios da Governança, a missão poderá ser mais ou menos complexa e ainda irá requer mais ou menos investimento e esforço para ser de fato atingida.
Primeiramente, é necessário entendermos a origem da “Governança” e quais são os seus reais motivos e objetivos. Explicar a as razões da Governança de TI através da suarelação com a Governança Corporativa, embora seja a “forma acadêmica” correta, enquanto “abordagem em si”, não é de todo suficiente para exprimir todos os objetivos a serem tratados e atingidos, e mais ainda, não esclarece qual deve ser o papel do “Governante” antes, durante e depois de obter a condição de “Governança”, principalmente quando o assunto é relacionado ao uso e gestão datecnologia da informação.

· O Conceito “Puro” de Governança.

O conceito “puro” de governança não nasceu em 2002, com a aprovação da Lei Sarbanes-Oxley pelo Governo Norte Americano, ou seja, não foi o congresso deste país que inventou o conceito de Governança (Há colegas que acreditam que isto seja uma verdade, e que a “culpa” destas obrigatoriedades tenha sido originado pelos políticosnorte americano, o que obviamente não é verdade). O conceito de Governança é muito antigo e tem a sua origem nas primeiras organizações politicas e democrática das cidades-estados da Grécia Antiga (500 AC a 300 AC).
O Termo “Governança” tem origem na palavra “Governo” e representa em sua essência o “Ato de Governar”, mesmo na Grécia antiga, era exigido do “Governante” certa “conduta” durante oexercício do “poder público” e relacionado aos “Atos” praticados pelo “Governante” durante o seu “Governo”, sendo requerida pelos “eleitores” uma conduta baseada em “valores” tais como: “Coerência”, “Transparência”, “Responsabilidade”, “Respeito”, “Ética” em relação ao “Grupo ou coletividade” o qual o governante deveria “representar” através dos seus “atos”.

Enfim, praticar “tudo aquilo” quepudesse ser “julgado pelo bom senso de todos” como sendo um “bom governo”.

O Conceito “moderno” de Governança.

Nos tempos atuais, o conceito “público” de governança permanece praticamente inalterado, mudando apenas as formas adotadas pelos governantes para a identificação das “necessidades” dos seus “eleitores” em razão do aumento significativo da quantidade de “eleitores”, e das formasadotadas para comunicar aos mesmos os seus “valores” e o “resultado” obtido pelo seu “governo”, sendo isto denominado “transparência” das ações realizadas, e visam basicamente obter “aprovação” dos “eleitores” dos atos praticados pelo “governante” em seu “governo”.
Na Grécia antiga, bastavam os Governantes se deslocarem até a praça central e com alguma competência em oratória, quaisquer questõesexistentes entre “governo” e “eleitores” poderiam ser de pronto resolvidas.
Nos dias atuais isto se tornou uma prática impossível de ser realizado “pessoalmente”, o que justificam os “governantes” apoiarem-se nos meios de comunicação para promover a “transparência” dos atos e fatos.

· O Conceito “organizacional” da Governança.

Deste ponto em diante, iniciamos o tratamento do que seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de TI
  • Governança de TI
  • Governança de ti
  • Governânça de TI
  • Governança de TI
  • governança em ti
  • Governança de TI
  • Governança em TI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!