Governança corporativa

Páginas: 20 (4832 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
1. GOVERNANÇA CORPORATIVA EM CONDOMÍNIOS

A governança corporativa tornou-se um tema dominante nos negócios devido a safra de escândalos corporativos em meados de 2002 – Enron, Worldcom e Tyco, para citar apenas algumas. O interesse na governança coporativa não é novo, mas a gravidade dos impactos financeirosdas fraudes executadas pelas empresas já citadas, abaloua confiança dos investidores. Acrise de confiançado setor corporativo contribuiu para a pressão descendente
nos preços das ações, estimulando assimas empresas a tomarem uma atitude para contornar esta situação.
Umaboa governança corporativa é importante paraos investidores profissionais. Grandes instituiçõesatribuem à governança corporativa o mesmo pesoque aos indicadores financeiros quando avaliam decisõesde investimento.Estudos comprovam que investidores profissionais
se dispõem até mesmo a pagar um grande ágiopara investir em empresas com altos padrões de governança.
Em sua essência a governança corporativa tem comoprincipal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em umadeterminada empresa para os seus acionistas. Tarefa esta difícil,pois como na vida real, a confiança uma vez abalada, demora-separa serecuperar a confiabilidade em uma determinada pessoa.Assim também é com as empresas.

2. 10 REGRAS BÁSICAS PARA VIVER BEM NUM CONDOMÍNIO

1ª. RESPEITAR AS REGRAS DE MUDANÇA – Não vá dar gafe logo na mudança. Procure saber quais as regras do condomínio antes de efetuar a mudança, evitando, assim desentendimento com os novos vizinhos.
2ª. NÃO ALTERE A FACHADA – Varandas gourmet estão em alta,mas não vá saindo pintando de roxo a parede. Quaisquer mudanças que alterem o aspecto visual da fachada do edifício deve passar por aprovação. As alterações permitidas mais comuns normalmente já são previamente aprovadas pelo condomínio. Ainda assim não deixe de consultar.
3ª. NÃO ALTERE ÁREAS COMUNS – O que é luxo pra um pode ser o lixo do outro. Nem sempre o gosto dos moradores combinam. Evitealterar a decoração das áreas comuns sem antes consultar os interessados e o condomínio. Às vezes mesmo quando os moradores do andar concordam em colocar um acabamento no hall o condomínio não é obrigado a tomar os cuidades especiais que este acabamento exige.
4ª. RESPEITE O USO DA VAGA DE GARAGEM – Evite guardar mais que veículos na vaga da garagem. O condomínio não tem a obrigação de zelar pornada além de veículos na garagem. Procure sempre conversar com o síndico para se informar o que, e como, pode ser armazenado temporariamente na garagem, e por qual período. Nem é preciso insistir nos limites da garagem, área de garagem é propriedade e tem seu custo, não utilize além da sua capacidade.
5ª. RESPEITE O USO DO ELEVADOR – Siga as instruções do elevador, evite deixar as criançassozinhas. Além do mais utilize o bom senso, não segurando a porta do elevador ou utilizando o elevador para carga sem liberá-lo entre uma viagem e outra. Evite problemas com os vizinhos.
6ª. LIMPE O QUE FOI SUJO – Independente de fazer o mesmo na sua própria casa, quando o assunto é áreas comuns do condomínio é preciso ter um mínimo de higiene. Não fique acanhado por ter sujado, às vezes acontece,limpe ou chame o funcionário da limpeza. Já para churrasqueiras e salão de festas procure saber com antecedência se o próprio morador ou o funcionário do condomínio é o responsável pela limpeza, na dúvida limpe tudo.
7ª. CONSERTE O QUE FOI QUEBRADO – Acidentes acontecem. Assuma a falha arque com os gastos necessários para o conserto. Isso vale tanto para objetos de uso comum como os particulares,como carros que estão na garagem. Novamente, mais vale assumir um erro e corrigi-lo que negá-lo.
8ª. NÃO ATIRE NADA PELA JANELA OU SACADA – Não é só questão de limpeza, objetos jogados através da janela ou sacada podem atingir objetos frágeis ou pessoas, um grave risco de machucar alguém.
9ª. BOM SENSO COM ANIMAIS – Na maioria dos condomínio cachorros são permitido, mas cuidado com o porte do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!