Governança corporativa

Páginas: 7 (1537 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2012
O SURGIMENTO
A formação das empresas e seu desenvolvimento no Brasil foram baseados, em grande parte, em uma estrutura familiar. Com o crescimento das empresas e a expansão dos negócios, surge a necessidade de credito e de uma estrutura de capital que permita o aumento da escala produtiva. Diante desse novo cenário, as empresas começam um processo de abertura de capital, o numero deproprietários aumenta e a necessidade de uma administração profissional fica evidente.
Com base nesta evolução surge a Governaça Corporativa que pode ser definida como sendo o conjunto de mecanismos internos e externos que visam harmonizar a relação entre gestores e acionistas, dada à separação entre o controle e a propriedade, sendo um sistema de gestão voltado para a alta administração, que permite oequilíbrio de forças entre os gestores e os sócios controladores, dando a necessária transparência de seus atos, gerando a segurança ao mercado e em especial aos stakeholders, ou seja, a comunidade e aos próprios sócios proprietários.. Nesta evolução a boa pratica de Governança Corporativa torna-se uma exigência legal para as empresas de capital aberto, a partir da promulgação da lei.
Em dezembro de1976, com a lei 6385/76, cria-se a CMV definida no artigo 5º com sendo uma “entidade autárquica em regime especial, vinculado ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônios próprios, dotados de mandado fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária”. Entidade criada para a proteção e funcionamento adequado ao mercado de valores mobiliários, possuidiretrizes que orientam as funções a serem exercidas pelo órgão, sendo estabelecida também a Lei das Sociedades por Ações (Leis da S/A).
Entre 1976 e 1997, o numero de empresas negociadas na Bovespa cresceu 41%, os mecanismo de credito expandiram e diversificaram e as empresas passaram a apresentar um grau de alavancagem maior.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

É de dar maior transparência aos atos degestão dos administradores da empresa, bem como tratar com equidade os sócios minoritários ou familiares, prestando contas aos vários públicos, atendendo aos aspectos de responsabilidade social da empresa e do meio ambiente. O sistema de Governaça Corporativa permite aos sócios proprietários controlarem os processos administrativos da empresa através de conselhos, comitês sendo eles: executivos,ouvidoria, auditoria externa e/ou controladorias internas. Para o necessário controle da gestão dos atos dos administradores é necessário criar os conselhos de administração ou deliberativo, fiscal, consultivo, familiar de acordo com as necessidades e conforme o tipo de empresa. Há alguns comitês especiais, que respondem ao conselho de administração, tais como: estratégico, de patrimônio, deauditoria, orçamento e finanças que poderão ser criados por fins específicos.
A Governaça Corporativa é um sistema de equilíbrio de poder, pois para cada cargo executivo da alta administração, correspondente um órgão de controle de gestão. A fiscalização pela Bolsa de Valores e a CMV facilita o processo de acompanhamento pelos investidores e aumenta a segurança dos direitos societários peranteterceiros, reduzindo o risco de investimentos pela divulgação das informações ao publico e ás partes relacionadas, bem como aos especialistas em analise financeira do mercado. A adoção ao sistema melhora a imagem institucional da empresa e do mercado e valoriza o patrimônio intangível, ou seja, a sua marca. O fortalecimento da marca reflete diretamente sobre o valor das ações ou da empresa como um todo,permitindo inclusive calcular o valor da marca separando dos bens tangíveis ou no balanço patrimonial.
Mesmo que voluntario a adoção desde sistema por empresas LTDA de capital fechado, provocam o aumento dos valores no mercado daquelas que o processo de fusão ou aquisição ou ate mesmo na venda do controle, pois sinaliza aos interessados que a empresa tem bons sistemas de gestão, inclusive...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!