Governança Corporativa

Páginas: 12 (2874 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



FACE
Ciências Contábeis




Governança Corporativa


ESTRUTURA DE GOVERNAÇA EM EMPRESA DE CAPITAL ABERTO:
ETERNIT S.A













Belo Horizonte
2014

1. INTRODUÇAÕ

Para este trabalho, foi escolhida a organização ETERNIT S.A, de capital aberto para responder as questões sugeridas pelo professor Daniel Pardin.

Os dados foram coletados no site da BM &FBOVESPA, ETERNIT S.A.

1.1 Conceitos e definições

Companhia de capital aberto é aquela que está autorizada a ter valores mobiliários negociados publicamente no mercado, através de registro apropriado junto à comissão de valores mobiliários (CVM).

A CVM é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda. Tem como atribuições a regulamentação, desenvolvimento, controle e fiscalizaçãodo mercado de valores mobiliários no país.

Os valores mobiliários são títulos como ações, debêntures, notas promissórias, certificados de recebíveis imobiliários, quotas de fundos de investimento em direitos creditórios destinados à captação de recursos, emitidos pelas sociedades anônimas (S.A.).













___________________________________________
ANDIMA & ABRASCA.Abertura de capital e emissão de debêntures. RJ, SP. 2008.
2. SOLUÇÕES DAS QUESTÕES SUGERIDAS

2.1 – Dados estruturais

A empresa ETERNIT S.A, é uma companhia de capital aberto, sem controlador, registrada no segmento especial do mercado de ações da bolsa de valores, mercadorias e futuros S.A. – BM & FBOVESPA, denominado Novo Mercado, sob o código de negociação ETER3.

Sua sede se localiza noestado de São Paulo, na cidade de São Paulo, rua Dr. Fernandes Coelho, n 85, 8 andar. Constituída em 30 de janeiro de 1940.

A Companhia (ETERNIT) e suas controladas (“Grupo”) têm como principal objeto social a industrialização e a comercialização de produtos de fibrocimento, cimento, concreto, gesso e produtos de matéria plástica, bem como outros materiais de construção e respectivos acessórios.É a maior fabricante de telhas e caixas d’água de fibrocimento do mercado brasileiro. Atua na área de soluções para construção civil atuando em dois negócios: fabricação de produtos de fibrocimento e extração e beneficiamento de amianto crisotila.

O grupo conta hoje com 11 fábricas próprias, 6 filiais de venda nas regiões sudeste, centro oeste, sul e norte do país e 14 mil revendedores.

ACompanhia, em linha com seu plano de expansão e diversificação de suas atividades, iniciou o projeto de instalação de sua 12a fabrica no Distrito Industrial do Porto de Pecem, Município de Caucaia, Estado do Ceara através de uma “joint venture” entre a Companhia e a Organizações Corona S.A. (“Corona”), multinacional colombiana, um dos maiores produtores de loucas sanitárias, com experiência de maisde 130 anos e um parque industrial diversificado de 17 fabricas na Colômbia e 2 nos Estados Unidos da America.

Sob a denominação de “Companhia Sul americana de Cerâmica S.A.” a “joint venture” terá a participação acionaria de 60% da Companhia e 40% da Corona.

Esta é uma aliança estratégica para desenvolver conjuntamente o negocio de produção e comercialização de loucas sanitárias, no quala Corona contribuirá com seu conhecimento de desenvolvimento e produção, e a Companhia com seu conhecimento do mercado, eficiência logística e uma rede de distribuição de mais de 16 mil pontos de vendas.

O Grupo esta constituído da seguinte forma:

• A Companhia possui quatro fábricas instaladas nos Estados da Bahia, de Goiás, do Paraná e do Rio de Janeiro.

• A controlada Sama S.A.Minerações Associadas (“Sama”), sociedade anônima de capital fechado, localizada no Estado de Goiás, e a única mineradora de crisotila do Brasil e tem como principal objeto social a exploração e o beneficiamento do mineral crisotila, o qual e comercializado nos mercados interno e externo.

• A controlada Tégula Soluções para Telhados Ltda. (“Tégula”) possui seis fábricas, instaladas nos Estados da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!