Governança Corporativa

Páginas: 49 (12052 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
SUMÁRIO

1 Introdução 3
2 Visão geral 4
2.1 Novo mercado 4
2.2 Relações com investidores 5
2.3 Captação de Recursos – Oferta Primária 6
2.4 Conselho de Administração 6
2.5 Conselho fiscal/Comitê de Auditoria 6
2.6 Diretoria executiva 6
2.7 Política e regras 7
2.8 Comitês 7
2.9 Práticas de Governança Corporativa e Novo Mercado 8
2.10 Direitos dasações ordinárias da Perdigão 9
3 Regulamentação do Mercado de Capitais Brasileiro 11
3.1 Divulgação e Uso de informações 12
4 Conselho de Administração 14
4.1 Conselho fiscal 16
4.2 Diretoria Executiva 17
4.3 Diretoria de Áreas 19
5 Comitês 20
6 Sustentabilidade Econômica 21
6.1 Sustentabilidade Social 21
6.2 Instituto de Sustentabilidade Perdigão 28
6.3Sustentabilidade Ambiental 33
7 Missão 34
7.1 Valores 34
8 Composição Acionária 36
8.1 Política de Divulgação 36
9 Considerações finais 43
10 Referências Bibliográficas 45






1 Introdução
Nesses últimos tempos, o tema Governança Corporativa ganhou notoriedade mundial. Os grandes escândalos financeiros, envolvendo diversas corporações nos EUA que causaramprejuízos imensuráveis ao mercado, despertaram a atenção da sociedade em geral para a relevância deste assunto. A prática dos princípios de transparência, equidade e responsabilidade pelos resultados perante os fundadores, sócios, acionistas, funcionários e demais stakeholders ajudam a evitar conseqüências desagradáveis geradas por golpes e fraudes realizados por administradores que não prestavam contadas informações acerca da gestão e desempenho das empresas. A importância da governança corporativa não se concentra apenas em disciplinar as relações entre as diversas áreas de uma organização ou com partes externas. A implementação das boas práticas de governança corporativa possibilita uma gestão mais profissionalizada e transparente, diminuindo a assimetria informacional, minorando oproblema de agência, procurando convergir os interesses de todas as partes relacionadas, buscando maximizar a criação de valor na empresa. O objetivo deste estudo é demonstrar as práticas da Governança Corporativa da Perdigão, uma empresa de capital aberto, que integra desde 2006 o Novo Mercado da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo.

2 Visão geral
Pautada pelo aprimoramento depráticas empresariais modernas que elevem o padrão de governança corporativa, a Perdigão se empenha incessantemente na busca de mecanismos que resultem em transparência e liquidez para os seus acionistas e investidores. Em 2006, a empresa implementou uma série de medidas com o objetivo de se tornar uma Companhia de classe mundial.
No campo conceitual, revisou sua Visão, Missão e Valores, com ointuito de atualizar o seu perfil diante do novo momento histórico que a Companhia atravessa, marcado por um longo período de crescimento e pela expectativa de forte expansão no mercado nacional e internacional, de forma equilibrada e sustentável.
Para iniciar a implantação de decisões concretas necessárias para construir a Perdigão 2020, delineada no plano estratégico, a Companhia aprovou porunanimidade, em assembléia realizada em março com quórum de 70% do capital total, a conversão de ações preferenciais para ordinárias, na proporção de 1 para 1, incluindo desdobramento de 200%, com a emissão de duas novas ações para cada ação em poder dos investidores.
2.1 Novo mercado
Em 2006, também foi aprovado o ingresso da Perdigão no Novo Mercado da Bovespa, iniciativa que se concretizou nomês de abril, conferindo à Empresa o status de primeira empresa tradicional do mercado de capitais brasileiro e primeira empresa do setor de alimentos e bebidas  a se enquadrar nessas regras.
Com firmeza e determinação, a Perdigão manteve seus planos e projetos de expansão a despeito do cenário desfavorável que acometeu o setor, confiante de que o mercado de capitais atribuiria melhor preço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!