Governança corporativa

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
GOVERNANÇA CORPORATIVA E TEORIA DA AGÊNCIA
A conciliação dos propósitos do criador do empreendimento com os dos gestores, que tem objetivos diferentes pode levar à existência do conflito de interesses ou de agência. Instaurando-se, assim, um dos grandes desafios da gestão organizacional: a administração dos problemas que surgem a partir do distanciamento natural existente entre o proprietárioda organização, chamado principal, e o controle dela, personificado por gestores contratados, denominados agentes.
Na Teoria da Agência, os proprietários são denominados de principal, e os gestores (diretores, executivos, gerentes) de agentes. Daí a expressão Teoria da Agência ou do Agênciamento.
Segundo Jensen e Mecking (1976), a relação de agência pode ser vista como uma relação contratual naqual uma pessoa, o principal, emprega uma outra pessoa, o agente, para executar algum serviço em seu favor que envolva a delegação de alguma autoridade de decisão para o agente. Daí nascem os conflitos de interesse, motivados pelo fato de o principal ter um objetivo específico com a contratação enquanto o agente também tem os seus próprios objetivos, sendo ambos os propósitos, as vezes,conflitantes, que, por sua vez, originam os chamados problemas de agência.
Os problemas de agência possuem diversos formatos, não se restringindo apenas às questões de ardem monetária. Na medida em que as organizações crescem, por exemplo, torna-se natural o aumento da quantidade de gestores em sua operação, cabendo a esses profissionais a tarefa de liderarem colaboradores. O principal monitora as açõesdos agentes e esses supervisionam os demais colaboradores. Se o interesse dos agentes for apenas se tornarem populares entre os colaboradores, os objetivos do principal podem ser relegados a um segundo plano pelos colaboradores, pois estes tendem a estar comprometidos com os seus próprios propósitos, estabelecendo-se, assim, o conflito de agência.
A relação de agência deve ser regida por umcontrato, no qual deve ser especificado o que o principal espera do agente e como este será remunerado para desenvolver o seu trabalho.
Numa relação de agência, deve-se buscar uma perfeição desse contrato com o intuito de permitir uma diminuição do custo de agência. Entretanto, uma solução contratual perfeita entre o principal e o agente é um desafio, uma vez que as possibilidades de conflitos deagência são inúmeras, tornando-se difícil se preverem todos os aspectos inerentes à relação em tal contrato.
Assim, a minimização dos conflitos de agência deve se respaldar não apenas na solução contratual, mas também em políticas de gestão que motivem os agentes a atuarem em consonância com os objetivos da organização.
Os incentivos, punições e controles são estabelecidos pelo modelo de gestãoorganizacional, que cria a moldura que deve orientar as ações e os comportamentos individuais na organização, formatando o processo de gestão e todos os elementos que o sustentam, e que oferecem a base para a avaliação e o julgamento do nível de comprometimento dos agentes com os objetivos organizacionais.
Sob essa perspectiva, a área de controladoria desempenha um relevante papel na diminuição dosconflitos de agência na organização. Ao monitoramento o processo de gestão e a base que o sustenta, incluindo-se nela o sistema de controles internos, está área cria as condições para que os agentes realizem o trabalho para o qual foram contratados e para a avaliação do nível de seu comprometimento com os objetivos organizacionais, refletindo nos resultados que eles obtêm com uso dos recursos paraeles disponibilizados.

Problemas de agência
* Problemas dos esforços empregados
* Problema no horizonte de tempo
* Problema de diferentes preferências de risco
* Problema no uso dos ativos

Custo de agência
Os conflitos acarretam gastos e perda de riqueza para o principal, que se denominam custos de agência.
Jensen e Meckling (1976) definem como custos de agência o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!