governança Corporativa

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2013
Aula 6

Objetivo compreender o impacto da Governaça copororativa e sustentabilidade na contabilidade.
É importante salientar que o balanço sustentável foi aprovado pelo CFC através da resolução numero 1.003/04 aprovando a NBC T 15. Outro ponto importante é a demonstração do valor adicionado, peça obrigatória para companhias abertas, o qual demonstra como o resultado da Empresa foidistribuído.

GRI
Foi criado por uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo e com a visão de demonstrar como as empresas são sustentáveis e como o usuário pode ver isso através dos números das demonstrações contábeis, atualmente mais de 3.000 empresas utilizam do relatório integrado e a visão da instituição é que isso se torne tão rotineiro que venha a fazer parte a operação das empresas.
Orelatório segue 10 princípios básicos como diretrizes (são similares aos princípios das realização das demonstrações contábeis).
O que define o conteúdo.
Relevancia - as informações devem ser importantes para serem apresentadas
Inclusão de stakeholders (diferente) – como os seus interesses refletem na empresa
Contexto de sustentabilidade (diferente) – sentido mais amplo que a missão da empresae a operação da mesma
Abrangência – itens que impactam a empresa

Qualidade
Equilíbrio – colocar os fatores positivos e negativos
Comparabilidade
Exatidão – informações precisas
Periodicidade – informações atuais
Clareza – linguagem de fácil entendimento
Confiabilidade – informação deve possuir uma fonte confiável.

O relatório de GRI não mede uma empresa somente pelos seusresultados, mas também por quanto do seu resultado impacta a sociedade em geral, por isso no relatório a indicadores de desempenhos como: água, energia, transporte, serviços, direitos humanos e trabalhistas e a responsabilidade com a qualidade do seu produtos com um todo, por exemplo.

A evolução é de uma simples nota em jornal para a o GRI, mas isso ocorreu durante os anos, não sendo algo rápido e defácil entendimento, pois muitas empresas entendem como um custo adicional e não com algo que irá gerar qualidade para os seus negocio.
Integrar é relevante pois mostrar que a empresa reflete a governança corporativa de forma transparente e sustentável, pois deixa mais claro todos os princípios de GC.

Aula 7
Importancia da contabilidade e como a governança corporativa esta inserida naconvergência das normas.
Todas as entidades reguladoras e relacionadas a contabilidade no Brasil entenderam que a convergência das normas brasileira s para as normas internacionais eram de extrema importância para o melhor entendimento e transparência das empresas, o que tem influencia significativa nas GC, visto que isso facilita a normatização e também entendimento global dos demonstrativos dasCompanhias, visto que elas devem expressas uma realidade de gestão.
A contabilidade tem o objetivo de trazer para os usuários, tais como: Administradores, acionistas, sócios, governos entre outros, a gestão financeira e operacional de uma empresa, visto que todas as entradas, transformações e saídas de produtos e valores devem passar pela contabilidade. Isso é expresso através dos ativos, passivos,patrimônio, despesas e receitas. Para que haja uma uniformidade as empresas atualmente seguem as normas internacionais de contabilidade, as quais são aprovadas pelos CPCs (estamos falando de empresas de grande porte), mas lembrando que pelas boas práticas todas as empresas devem e podem adotar tais práticas. Os resultados financeiros são demonstrados através do fluxo de caixa, os quais demonstram comoos recursos de uma empresa foram utilizados.

Para que os usuários (pessoas físicas e jurídicas) tenham uma base segura e confiável para utilizar as demonstrações financeiras há alguns atributos que elas devem conter:
Confiabilidade – as informações devem ser verídicas e pertinentes ao seu conteúdo de forma que os usuários possam tomar decisões com confiança.
Tempestividade – As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!