Governança Corporativa

Páginas: 9 (2078 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Sumário

1. Introdução Fundamentos da Governança Corporativa 3

2. Stakeholders 3

3. Origens e Evolução 4

4. Visão Geral - Práticas 6

5. Visão Geral 6

6. Melhores Práticas - IBGC 7

Origens e Fundamentos da Governança Corporativa

São três marcos históricos que destacamos, como pilares da moderna governança corporativa: o ativismo pioneiro de Robert Monks; o RelatórioCadbury e os princípios da OCDE.(...) Robert Monks foi um ativista pioneiro que mudou o curso da governança nos Estados Unidos. Ele focou sua atenção nos direitos dos acionistas e os mobilizou para o exercício de um papel ativo nas corporações. Centrado em dois valores fundamentais da boa governança – fairness (senso de justiça) e compliance (conformidade legal, especialmente relacionada aos direitosdos minoritários passivos)
Já o Relatório Cadbury centrou-se nos dois outros valores da boa governança – accountability (prestação responsável de contas), com foco nos aspectos financeiros e nos papéis dos acionistas, dos conselhos, dos auditores e dos executivos. Por fim, a OCDE – Organization for Economic Co-operation and Development - ampliou o espectro da boa governança, evidenciando suasfortes ligações com o processo de desenvolvimento econômico das nações.


Principios da OCDE

“À medida que se eliminam barreiras entre nações e se criam ares de livre circulação de recurso e de produtos, aumenta a competição global pelo capital. Os investidores serão então atraídos pelas nações e corporações que adotarem práticas aceitáveis de governança, com padrões rigorosos dedemonstrações contábeis, transparência nas informações relevantes, proteções para os acionistas e diretrizes estratégicas definidas por conselhos independentes.” (Andrade & Rossetti, 2009: 169).


Novo cenário da governança corporativa

No primeiro triênio do século XXI., quatro caminhos se cruzaram, definindo novo cenário para a governança corporativa em termos globais:
Adesão (A adesão mundial àspráticas de boa governança), Autoregulação, Sinais vermelhos (megafraudes e escândalos corporativos), Regulação” (Andrade & Rossetti, 2009: 181).


Lei Sarbanes-Oxley

Procedimentos e no controle de administração das empresas, órgãos reguladores responsáveis pelo estabelecimento de normas, comitês de auditorias e firmas de auditoria independente.


Governança corporativa e requisitos daspartes interessadas

Desde os anos 80, têm se modificado substancialmente as relações entre o mundo corporativo e a sociedade. Entre as conseqüências, observam-se pressões crescentes cobrando por responsabilidade corporativa e por maior amplitude dos objetivos corporativos, tendo em vista suas interfaces com as demandas e os direitos de outros constituintes organizacionais, definidos genericamentecomo stakeholder.
Shareholders e demais stakeholders têm, ambos interesses legítimos. A legitimidade dos shareholders está no valor, para a sociedade como um todo
Os stakeholders legitimam-se por serem grupos sem os quais as empresas deixariam de existir e pelo seu compromisso com a sobrevivência, o crescimento e a continuidade das empresas.


Evolução da empresa capitalista e o surgimentoda governança corporativa

O putting-out-system
A fábrica (local)
A empresa nacional
A empresa multidivisional (conglomerado)
A empresa multinacional


A dispersão do capital de controle das companhias: Cinco fatores podem ser apontados como determinantes dessa mudança:
1) A constituição das grandes empresas na forma de sociedades anônimas e o financiamento de seu crescimento pelasubscrição pública de novas emissões de capital.
2) A abertura do capital de empresas fechadas e o aumento do número de empresas listadas na bolsa de valores.
3) O aumento do número de investidores no mercado de capitais, a crescente diversificação de suas carteiras de ações e o conseqüente fracionamento da propriedade das companhias.
4) Os processos sucessórios, desencadeados com a morte dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!