Governança corporativa

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
1. Introdução

Os princípios da governança corporativa determinam comportamentos de negócio de acordo com a lei. A prática dos princípios de governança corporativa tem se tornado motivo de dúvida quando dizemos respeito a ética nos negócios. Alguns regimes legais estão se tornando vagos, pois o comprometimento e o comportamento das empresas estão se extinguindo nos propósitos legais.
Aconsciência ética é o fator de maior importância quando vemos as incertezas na conduta das empresas. O profissionalismo das equipes está sendo prejudicado, pois o aspecto político de pagamento de propinas ou recebimento de subornos, não estão sendo considerados como falta de ética nas organizações.

2. Revisão Bibliográfica

Corrupção

O número crescente de escândalos organizacionais temtrazido ao público a divulgação da corrupção nas organizações. A definição de corrupção não é exata, pois o comportamento corrupto é um ataque às normas, que são desvio das normas sociais.
Existem quatro classificações sistemáticas da reação ética a corrupção:
-Desprendimento: significa isolar a organização da corrupção da ordem social externa, vem da resignação interna e do desejo de estabeleceruma ordem social isolada.

-Controle normativo: vem da aceitação externa e serve como um meio de controlar o comportamento através da cultura e crenças. Com o controle normativo a corrupção é coibida através da modificação do comportamento.

-Regulamentação sistemática: vem do domínio do mundo externo. São regras e regulamentações formais, com sanções formais para a violação das normas.Baseia-se na autoridade formal.

-Dilema moral: é a quarta forma de resposta à corrupção. O dilema moral enfatiza a experiência e o desenvolvimento profissional como variáveis importantes para entender e minimizar as ações corruptas na organização.

A corrupção ocorre quando uma pessoa ou organização tiver poder de decisão financeira sobre um bem ou serviço. Equilíbrio corrupto é necessário queum pequeno grupo de pessoas de alto poder ganham e a sociedade perde.
Com a finalidade de obter vantagens ou de evitar desvantagens, a parte privada se envolve com custos financeiros, legais, sociais e éticos onde nomeamos a corrupção, obtida também com a falta de transparência.



O efeito da corrupção na transparência dos negócios.

Existem quatro princípios normativos, dilemamoral, desprendimento, regulamentações e controles normativos, que correspondem à corrupção percebida.
A mudança dos padrões éticos de uma organização deve ser usada como um instrumento para reduzir a corrupção vai comparar o acidente que ocorreu em 1996 no monte Everest causando a morte de 8 alpinistas, foi devido à mudança dos princípios éticos do alpinismo.
O numero de crescente de escândalosorganizacionais como manipulação de resultados, pagamento de propinas, enriquecimento ilícito, vem trazendo ao publico a divulgação da corrupção que parece aumentar a cada dia. Nenhuma empresa esta livre da corrupção.
O efeito da corrupção pode ser sentido em varias formas, mais a principal de todas e a devastadora do desenvolvimento econômico e político.
Essa e a corrupção que não respeita a lei, ajustiça, os direitos da propriedade, operações financeiras e de crédito.
Porem a corrupção sistemática torna impossível o estabelecimento e a manutenção das regras nacionais ou internacionais.
E estimado que no mundo gaste mais de US$ 1,000 bilhão por ano de pagamento de propina.

Corrupção no Brasil
Para Silva(1999), a corrupção não e simplesmente um tipo de crime, é uma atividadeeconômica ordinária que surge em alguns ambientes institucionais, apresentando-se como risco grande para a democracia. No Brasil a corrupção cria um efeito indesejável no aumento ao pessimismo da população em relação ao futuro.
Quando se fala em corrupção muitos se dizem contra, por seguirem sua conduta ética, mais que muitos não sabem e que corrupção vai de atravessar um sinal vermelho ate...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!