Governança corporativa

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DE TI

GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS EUA

HERIVELTON LOPES DE OLIVEIRA

PARACATU, MG - MARÇO / 2008.

Governança Corporativa

Ir para: navegação, pesquisa
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam amaneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes,bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.), o meio-ambiente e a comunidade em geral.

Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse eas quebras do dever fiduciário. Um problema relacionado, entretanto normalmente tratado em outro fórum de discussão é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas. Há ainda outros temas em governança corporativa, como a preocupação com o ponto de vista dos outros stakeholders que não os acionistas, bem como o estudo dosdiversos modelos de governança corporativa ao redor do mundo.

Tem havido um renovado interesse no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança dopúblico em geral na governança corporativa.

Uma Visão Global da Governança Corporativa
"Um sistema mal concebido de governança corporativa pode causar estragos na economia, distribuindo mal os recursos ou deixando de observar comportamentos oportunistas", afirma o professor de administração da Wharton Mauro Guillen.
Escândalos corporativos, como a pretensa avidez executiva e impropriedadescontábeis da gigante de energia Enron, trouxeram à baila as práticas da governança corporativa, ilustrando seu papel fundamental em qualquer economia. Mas atuará a governança corporativa da mesma forma em qualquer economia? Este tem sido um ponto de discórdia entre acadêmicos e economistas. Guillen relata que os defensores da chamada tese da globalização argumentam que os padrões transnacionaisexistentes de governança corporativa estão convergindo, ou irão convergir no modelo anglo-saxão voltado ao acionista, encontrado nos EUA e na Grã Bretanha, ou a algum dos modelos híbridos típicos do Japão e da Alemanha.

Governança Corporativa nos EUA

O modelo voltado ao acionista usado nos EUA inclui controle acionário disperso, forte proteção legal aos acionistas e indiferença àsoutras partes interessadas. O modelo híbrido combina características tanto do modelo do acionista quanto do modelo das partes interessadas, definido por uma separação menos transparente entre controle acionário disperso e controle gerencial. Em outras palavras, as partes interessadas exercem mais influência sobre as operações da companhia. Os recentes escândalos da Enron, e outros da mesma natureza,levaram economistas a questionar se os outros países realmente escolherão seguir o modelo de governança corporativa dos EUA, que causou tantos problemas aos acionistas. Parece que, com ou sem escândalos, diferentes economias empregam a governança corporativa de diferentes maneiras, como conclui Guillen em seu trabalho. “A pergunta que faço a mim mesmo e que tento responder é se, em diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!