Governança corporativa

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
[pic]

UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

Curso de Administração
Campus Cidade Universitária

TRABALHO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S/A

SÃO PAULO
2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
Governança Corporativa 4
Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças 4
Gestão de Riscos 5
Auditoria Interna 6
Descrição da Participação de cadaum dos integrantes do grupo na elaboração do trabalho 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

INTRODUÇÃO

A governança corporativa é a composição de leis, políticas, costumes, que regula a forma de como uma empresa é dirigida.
Este trabalho tem como objetivo destacar os principais princípios da governança corporativa encontrado na empresa Natura Cosméticos S/A, cujareputação é de exigência nesse aspecto. Esta tem um forte trabalho sobre governança corporativa, atendendo assim as políticas para a direção segura de uma companhia.
As análises e maiores detalhes serão ilustrados no presente trabalho.

Governança Corporativa

A governança corporativa da Natura evoluiu, em 2003, com a incorporação de uma maior formalização de seus atos e a ampliação daabrangência de atuação dos comitês vinculados ao Conselho de Administração – o de Recursos Humanos e de Auditoria e Gestão de Riscos. A partir da segunda metade do ano, o Comitê de Auditoria passou a supervisionar o sistema de auditorias de qualidade de processos. O Conselho de Administração da Natura é formado por dois Co-Presidentes e três Conselheiros sem designação específica.
Com oobjetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com as esferas executivas da Empresa, empregar maior fluidez e transparência à comunicação das discussões e decisões estratégicas, bem como valorizar o papel institucional de suas diretorias, o Comitê Executivo ampliou o escopo de suas reuniões, passando a contar com a presença de diretores e gerentes graduados.
Emanam do Conselho deAdministração as orientações que levam a Natura a pautar, ativamente, a relação com seus diferentes públicos, com base nos mais elevados padrões de transparência, responsabilidade e comprometimento. A periodicidade e qualidade da divulgação de informações para esses diversos públicos superam as exigências legais para companhias abertas, atendendo às recomendações da Associação dos Analistas e Profissionaisde Investimento do Mercado de Capitais, Apimec, da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto, Abrasca, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e da Global Reporting Initiative, GRI. Observa, igualmente, as normas de comunicação da Comissão de Valores Mobiliários, CVM, no relacionamento com o mercado financeiro e de capitais.

Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos eFinanças 

Formado por quatro integrantes, três ligados à Natura (um conselheiro, o vice-presidente de Finanças e o gerente de Gestão de Riscos e Auditoria) e um representante externo. Reúne-se mensalmente, e sua função é apoiar o Conselho na análise financeira, de riscos e do relacionamento com as auditorias externas.
A Natura conta com um Comitê Executivo (Comex) e três comitêsregionais – Brasil, América Latina e Internacional –, que se reportam ao Conselho de Administração e são fóruns de discussões executivas, com aplicações geográficas distintas. O Comex possui três comitês de suporte, que analisam as iniciativas relacionadas à gestão da marca, sustentabilidade e produtos.
A sustentabilidade permeia todo o modelo de governança. O Comitê de Sustentabilidade éum importante foro de discussão preparatório às decisões do Comex Natura. Regularmente os temas são analisados pelo Conselho de Administração. A coordenação fica a cargo da Diretoria de Sustentabilidade, que acompanha a execução dos planos de ação, conduzidos pelas diferentes áreas da empresa. 

Gestão de Riscos 

A estrutura de governança da Natura abrange formalmente a gestão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governanças corporativas
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!