Governança corporativa e ética

Páginas: 12 (2926 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Ambiente Organizacional e Governança Corporativa

Código de Ética como instrumento da Governança Corporativa


Ética e Governança Corporativa
O tema Governança Corporativa tem sido cada vez mais frequente na pauta das grandes empresas e entidades dos mais variados setores. Nos últimos anos, é notável a importância e a preocupação em torno da boa governança e como as instituições sepreocupam com a forma que são tratados os entes com os quais se relacionam, sejam eles clientes, fornecedores, colaboradores ou acionistas.
Dessa forma, é evidente que qualquer entidade que busque ampliar seus investimentos e obter melhores resultados financeiros deva estar alinhada às boas práticas de mercado no que tange a sua governança. Tal preocupação não deve se limitar apenas aos critérios edefinições financeiras e contábeis utilizados, mas deverá estar permeada por toda a organização. Embora a consequência direta da não observação dos princípios de governança (na maioria das situações que se tem observado recentemente) seja no âmbito financeiro, outros fatores deverão ser destacados, tais como possíveis danos à imagem e descumprimento de leis e normas, sob risco de comprometer acontinuidade da organização.
Neste contexto, as ações dos indivíduos que compõem as organizações deverão ser sempre pautadas por princípios éticos. Não é possível transcorrer sobre Governança Corporativa sem que se mencione a ética.
Ainda segundo o IBGC, “Ética e Governança Corporativa andam sempre juntos. Uma empresa pode ter os melhores princípios de Ética e não ter boa Governança Corporativa. ARecíproca não é verdadeira. Adoção de boas práticas de Governança Corporativa significa também adoção de princípios éticos”. (www.IBGC.org.br, acessado em maio/2012).
No mundo atual, cada vez mais há pressão por resultados imediatos e grandiosos, e os meios para alcançá-los nem sempre atendem ao que se entende pelo comportamento ético. É possível mencionar diversos escândalos recentes em que ações delíderes de importantes organizações globais levaram ao desaparecimento destas instituições por estes não observarem os conceitos éticos que há milhares de anos já eram discutidos por filósofos.
Por exemplo, na ética aristotélica toda atividade humana deve ser guiada pela virtude, a qual é um meio através do qual as pessoas se tornam boas, realizam sua função e são felizes. Ou seja, somente pelaprática constante de atos de virtude, em todos os seus âmbitos – social, político, econômico – é possível ser feliz. Isso retoma o ponto inicial, no qual a ética é um valor por si só e deve ser cultivado em todos os aspectos da vida humana.

Com base nisso, é possível inferir que a ética é instrumento fundamental nas relações humanas em sociedade. Sem tal conceito, certamente não teria sidopossível a vida em grupo de forma organizada, como vemos hoje na sociedade moderna. Certamente este conceito se estende às relações empresariais, que devem internalizá-lo em todas as suas dimensões se desejam criar um ambiente responsável sob o ponto de vista da Governança Corporativa.

Isso explica a crescente importância do tema, evidenciado pela criação de diversas instituições que se preocupamcom a ética nas organizações. Dentre alguns exemplos é possível mencionar o “Instituto Ethos” no Brasil, a “Society for Business Ethics” nos EUA, a “European Business Ethics Netwok” , e a “International Society for Business, Economics and Ethics” (IBEE). Tais instituições têm como principal objetivo disseminar as melhores práticas e criar guias para o comportamento ético nas corporações.

Códigode Ética e a Governança Corporativa
Com base no exposto anteriormente, o IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa recomenda que as organizações que desejam estar aderentes às melhores práticas de Governança Corporativa criem e sigam um Código de Conduta ou Código de Ética. Esta ferramenta deverá “refletir adequadamente a cultura da empresa e enunciar, com total clareza, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questao da etica e governança corporativa
  • Ética e Governança Corporativa
  • A Questão da Ética e da Governança Corporativa
  • Governança corporativa e ética nas organizações
  • Etica profissional
  • GOVERNANCA CORPORATIVA E ETICA MORAL
  • Governança corporativa em paralelo a ética nas empresas
  • Governança Corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!