Governança corporativa em paralelo a ética nas empresas

Páginas: 11 (2509 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2012
GOVERNANÇA CORPORATIVA EM PARALELO A ÉTICA NAS EMPRESAS

RESUMO Este artigo demonstra a importância dos conceitos de ética, moral e ética empresarial para a correta disseminação das melhores práticas de governança corporativa nas empresas, discorrendo sobre os diversos conceitos relacionados e aprofundando-se na governança corporativa, abordando sua origem, modelos e importância do conselho deadministração. Palavras-chave: Ética – moral – governança corporativa.

Abstract: This article demonstrates the importance of the ethics concepts, moral and enterprise ethics for the correct dissemination of best the practical of corporate governance in the companies, discoursing on the diverse related concepts and going deep themselves the corporate governance, approaching its origin, modelsand importance of the advice of administration. Key-words: ethics – moral – corporate governance.

1. INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem por objetivo demonstrar a importância da governança corporativa bem como sua íntima ligação com o conceito de ética empresarial, expondo ao longo das linhas a seguir, que a governança corporativa só é autêntica na organização que adota e dissemina os preceitos de éticae, para que uma organização seja ética, deverá trilhar os caminhos da governança corporativa. Desta maneira, para que possamos atingir o objetivo proposto, refletiremos sobre os conceitos de ética, moral, ética empresarial e governança corporativa.

2. CONCEITO Ética, no senso comum, refere-se a um conjunto de regras e princípios que procuram classificar a conduta humana como correta ouequivocada. No sentido epistemológico, a palavra “ética” vem do grego “ethos” que quer dizer morada, onde nós nos sentimos em casa, protegidos, conhecedor de todos e das regras e conhecido por todos. A função do “ethos” passa a ser então promover, além da proteção e segurança dos indivíduos, a busca, através da prática virtuosa, da excelência moral. Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes àconduta humana suscetível de classificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente

à determinada sociedade, seja de modo absoluto. Podemos afirmar que a ética teoriza a respeito do comportamento moral das pessoas na coletividade, tratando dos fundamentos e da natureza das nossas atitudes de forma normativa, estabelecendo, de modo inequívoco, direitos e deveres que determinam aconduta do indivíduo, e ainda, tem a função de fomentar valores comuns aos membros da sociedade. Associado ao conceito de ética está o conceito de “moral”, originário do latim “moras”, significando morada e com sentido e significado muito semelhante ao do “ethos”. A utilização do termo moral alude à intenção das pessoas a atuar de determinada maneira, através de conselhos morais, exortações,persuasão, sermões. Moral é entendida então como um conjunto de regras, princípios e valores adotados para um determinado local, grupo e em época própria, definindo ações e atitudes esperadas de seus integrantes. Os conceitos de ética e de moral são muito antigos e na cultura ocidental, originários das discussões filosóficas de Aristóteles, porém nas empresas esta discussão é relativamente recente, tendosurgido na década de 60 ou 70, abordando os aspectos da ética pessoal e profissional e intimamente relacionados à responsabilidade de seus atores para com a sociedade. Ética empresarial é o estudo da forma pela qual, normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seusproblemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema. A importância da ética empresarial cresceu muito a partir da década de 80, como conseqüência do incremento ao comércio exterior, da globalização, do cruzamento das fronteiras de pessoas e capitais e da “criação do capital social, a construção de redes de confiança para um melhor funcionamento da economia”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e governança corporativa nas organizações
  • Questao da etica e governança corporativa
  • Ética e Governança Corporativa
  • A Questão da Ética e da Governança Corporativa
  • Avaliação de empresas e governança corporativa
  • Governança corporativa na empresa bovespa
  • Governança Corporativa da Empresa Natura
  • Governança corporativa na empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!