Governança cooperativa

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
Governança Corporativa
Referência histórica
• “O século 19 testemunhou a preparação das bases para as
GOVERNANÇA CORPORATIVA conceitos, finalidade e princípios
corporações modernas: foi o século do empreendedor. O século 20 tornou-se o século da gestão: verificou-se o crescimento fenomenal das teorias e modelos de administração para amparar negócios complexos e em escala crescente. O século21 promete ser o século da governança, na medida em que o foco muda para a legitimidade e efetividade do exercício do poder sobre as entidades corporativas no mundo inteiro”. • (King Report II)
1 2

Governança Corporativa
Fundamentação
A essência da Governança é a Ética.

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA: DEFINIÇÃO (ibgc) É o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas emonitoradas, envolvendo os relacionamentos entre:

A preservação/perenização das organizações basea-se em raízes fortes, representadas por um conjunto de Crenças e Valores que legitimam uma Razão de Ser ou uma Cultura Organizacional.

Para que uma Cultura se instale e se enraíze é preciso Liderança. Discutir sobre Governança , portanto, é discutir sobre Liderança.
3

PROPRIETÁRIOS, CONSELHO DEADMINISTRAÇÃO, GESTÃO, AUDITORIA INDEPENDENTE, CONSELHO FISCAL e CONDUTA E CONFLITOS DE INTERESSE

4

Governança Corporativa
Principais Agentes Envolvidos
Acionistas

Governança Corporativa
Princípios Básicos
Transparência

Gestores

Alinhamento de Interesses

Conselho de Administração

Responsabilidade Corporativa

Governança Corporativa

Prestação de Contas “Accountability”Demais “stakeholders”
5

Eqüidade
6

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA FINALIDADE (ibgc)

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo a Cartilha da CVM (Recomendações sobre a Governança Corporativa)

Aumentar o valor (credibilidade, tradição, referência) da sociedade Facilitar seu acesso ao capital Auto-sustentabilidade (resultados positivos,inclusive econômicos financeiros) Contribuir para a sua perenidade
7

É o conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital. A Análise das práticas de GC aplicada ao mercado de capitais envolve, principalmente: transparência, eqüidade de tratamentodos acionistas e prestação de contas.
8

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo a Bovespa

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo a Bovespa

Os direitos assegurados aos acionistas e a qualidade das informações prestadas pelas companhias reduzem as incertezas no processo de avaliação e, como desdobramento, os riscos, além de fortalecer oconjunto do mercado de capitais. As práticas de Governança Corporativas estão divididas em níveis diferenciados, com o duplo objetivo: estimular o interesse do investidor e valorizar as companhias.

Níveis diferenciados de Governança Corporativa: Mercado tradicional (promovendo a migração) Nível 1 Nível 2 Novo Mercado

9

10

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo aBovespa

GOVERNANÇA CORPORATIVA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Conceito segundo a Bovespa

Níveis diferenciados de Governança Corporativa: Nível 1 Requer maior transparência nas informações para permitir melhor avaliação pelo investidor (Ex ITR com informações do fluxo de caixa, do consolidado, abertura da posição acionária de qualquer acionista que detiver mais de 5% do capital votante, de forma diretaou indireta, até o nível de pessoa física, em poder dos controladores, de membros do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, entre outros dados.

Níveis diferenciados de Governança Corporativa: Nível 2 Requer além das mesmas exigências de transparências: As empresas devem oferecer direitos societários: “Tag along” Oferta pública de aquisição de ações pelo valor econômico, em caso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro Governanca Cooperativa Internet
  • Governança Corporativa em Cooperativas de Crédito
  • CONTRIBUIÇÃO DA GOVERNANÇA AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: Exemplo de Uma Cooperativa de Manejo Florestal...
  • Cooperativa
  • Cooperativa
  • cooperativa
  • Cooperativas
  • cooperativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!