Governador jeronimo moneiro do es

5276 palavras 22 páginas
O governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912) é considerado o primeiro marco importante na industrialização no estado. Preocupado em abrir novas fontes de renda alternativas à monocultura cafeeira, incentivou a criação de indústria, concedendo insenção de impostos. Também doou terrenos e forneceu energia elétrica.
Jerônimo Monteiro argumentava que havia um movimento geral de progresso no país, do qual o Espirito Santo não participava, e por isso, embora profisse liberalismo econômico, decidira intervir diretamente na economia local. Para isso celebra inúmeros contratos para a construção de fabricas para a produção de tecidos, material silício-calcário, para aproveitamento de fibras têxteis, produção de cimento, açúcar, óleos vegetais, papel, madeira industrializada e montadora de máquinas agrícolas.
Por iniciativa do estado, o vale do Itapemirim foi transformado em pólo de desenvolvimento econômico. Para aproveitar as matérias-primas extraídas ou produzidas na região, algumas empresas foram montadas em Cachoeiro: Fábricas de tecido, cimento, papel, óleos vegetais, e uma serraria industrial. No baixo Itapemirim, uma usina hidrelétrica foi construída, gerando energia para todo o distrito industrial. Para administrar os recursos desse variados investimentos foi criado um holding estatal chamada Companhia Industrial do Espírito Santo.
Jerônimo atacou em várias frentes. Nada passou despercebido em sua gestão. Tudo, porém, tem um alto preço, e nesse caso um preço altíssimo, pois apesar de encontrar o estado em boa situação econômica, os investimentos feitos excediam a sua capacidade financeira. Ou seja, o governo contraiu dívidas enormes. Jerônimo contribuiu muito para urbanização de Vitória.
É também importante destacar o início do movimento operário no ES. Em 1908 ocorreu a primeira greve operária em Cachoeiro de Itapemirim. 800 trabalhadores exigiam o pagamento do salários. O governo pôs fim à manifestação com a ajuda do batalhão de infantaria do Rio de Janeiro.
O

Relacionados