Governação corporativa em auditoria

Páginas: 12 (2804 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
g1 Introdução.
O presente trabalho elabora-se no contexto do cumprimento das obrigações académicas na disciplina de Auditoria Financeira. Ele aborda um tema que é Governação Corporativa em Auditoria.
O trabalho comporta, contudo a seguinte estrutura:
* Uma introdução – a parte da apresentação geral do trabalho;
* Desenvolvimento – que contém o conteúdo básico do trabalho;
*Conclusão – que apresenta as ilações dos autores e;
* Bibliografia – que detém as referências bibliográficas das Fontes consultadas.

Metodologia.

Na realização do trabalho utilizou-se de uma metodologia exploratório-descritiva.
Segundo Gil (1999, p.43), “pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objectivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado facto”.Andrade, citado por Beuren e outros (2003, p.80), destaca que a pesquisa exploratória tem algumas finalidades específicas, como: “proporcionar maiores informações sobre o assunto que se vai investigar; facilitar a delimitação do tema de pesquisa; orientar a fixação dos objectivos e a formulação das hipóteses; ou descobrir um novo tipo de enfoque sobre o assunto”. Ainda, na concepção de Andrade,citado por Beuren (2003, p.81), a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os factos, registá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles. No presente estudo, foram empregados na colecta de dados os procedimentos de pesquisa bibliográfica. De acordo com Gil (1999, p.22), a pesquisa bibliográfica é “elaborada a partir de material já publicado, constituídoprincipalmente de livros, artigos de periódicos e actualmente com material disponibilizado na internet.”
Para Cervo e Bervian citado por Beuren (2003), a pesquisa bibliográfica explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos e buscam conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre o tema em análise.
Identificação doProblema.
A Governança Corporativa tornou-se uma condição indispensável para a estabilidade do Ambiente econômico, é um novo modelo de gestão adotado por empresas que buscam Competir de forma diferenciada no mercado, valorizando a transparência como princípio Norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios. Neste contexto a Auditoria é considerada um instrumento de proteção aosinvestidores e fornecedora de Informações sobre a situação patrimonial atual das empresas, além de avaliar a gestão de Riscos e controles internos associados à preparação e à divulgação das demonstrações Financeiras.
Objectivos Gerais.
O objectivo geral deste trabalho é avaliar a influência da auditoria, tanto interna como Independente, para as empresas que aderiram aos níveis diferenciados degovernança Corporativa.

Objectivos Específico.
Com este trabalho pretende-se avaliar o reflexo das alterações que estão sendo Propostas pelos órgãos reguladores da auditoria e as relações com as boas práticas de Governança corporativa.

Pretende-se Analisar até que ponto a governaça Corporativa assegura a imagem patrimonial das demostrações financeira da Empresa.

Justificação.

O que nosmotivou a fazer esse trabalho é por cumprimento das obrigações académicas da disciplina e é que no contexto actual no mercado acionário vem apresentando crescimento no volume de negócios realizados, tornando-se uma relevante alternativa de investimento e, ao mesmo tempo, de financiamento para as empresas. Os investidores vêm requisitando cada vez mais a evidenciação de informações, quenormalmente são apresentadas nas demonstrações contábeis. E é Nesse contexto, que achamos melhor a bordar este tema com maior relevância como um novo modelo de gestão adoptado por empresas que buscam competir de forma diferenciada no mercado, valorizando a transparência como princípio norteador das relações estabelecidas nos diversos segmentos de negócios.
Importância e Generalização.
Este trabalho é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança corporativa e a auditoria
  • A importância da auditoria interna na governança corporativa
  • O Papel da Auditoria Informática no Processo de Gestão da Informação Corporativa
  • Governacao
  • “Auditoria: parte integrante da governança corporativa e do gerenciamento de riscos nas instituições financeiras”
  • Estado e Governacao
  • Governacao local e Autarquica
  • Auditoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!