Governânça de TI

Páginas: 8 (1856 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


Leia o estudo de caso a seguir.

Hering aposta em estrutura diversificada de TIFonte: Revista Decision Report. Seção: Indústria.
Capturado de http://www.decisionreport.com.br/
Publicada em: 03/11/2006
Silvia Giurlani
O ambiente heterogêneo é uma das marcas da Hering. Para suportar todas as operações da companhia são utilizados quatro sistemas de gestão empresarial (ERPs): o da Datasul, presente há sete anos para gerenciar as áreas administrativa e financeira; o Sistema deGestão Têxtil (SGT), da Operacional Têxtil, usado desde 1996 para a área produtiva (tecelagem e primeiro nível de beneficiamento); o Baan / Moopi, para o planejamento de suprimentos e materiais da produção; e as soluções da Linx para o gerenciamento do nível de automação das lojas.
Marcelo Camelo, gerente de TI, destaca que grande parte das soluções desenvolvidas internamente para o mainframe (40%),inclusive um ERP básico, foram atualizadas e ainda estão em uso, sendo mantidas por 20 profissionais dos 50 que integram a equipe de informática. A solução para gerenciar o relacionamento com o cliente também faz parte do legado. "Tudo começou há 12 anos com um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), que evoluiu para o marketing de serviço com o intuito de ajudar a identificar as necessidades domercado", destaca.
Pioneira no uso da TI, nos anos 60 a Hering se associou a outras empresas da região para criar o Centro Eletrônico da Industria Têxtil (Cetil), responsável por prestar serviços de processamento de dados. Em 1973, a companhia decidiu internalizar a informática com a compra do mainframe da Burroughs (atual Unisys). O sistema foi desativado gradativamente, de 1996 a 2004, quandofoi feita a migração para o modelo cliente/servidor. Hoje o ambiente computacional é heterogêneo, composto por 62 servidores ligados a 1,2 mil pontos da rede e aos bancos de dados Oracle e SQL Server.
Hoje a empresa dispõe de uma massa de informação coletada de uma base de mais de 300 mil clientes, entre usuários do cartão Hering e os que utilizam os canais de contato com a empresa. "Com basenisso identificamos tendências e repassamos essa informação aos franqueados e aos pontos-de-venda para que criem ações de fidelização dos clientes", detalha Camelo. Este ano será iniciado um projeto piloto para avaliar a provável adoção de um pacote de relacionamento com o cliente (CRM) de mercado.
Para análise dos dados, a Hering também conta com um data warehouse que foi desenvolvido internamenteem Oracle, e trabalha em um projeto, ainda em caráter experimental, para utilização das ferramentas de BI da Linx. A idéia é dispor de uma ferramenta para apoio operacional do varejo com o objetivo de verificar se o mix de produto em determinada loja está adequado para o público que a freqüenta.
Conectividade
Para viabilizar a integração com parceiros de negócios, a Hering iniciou em 1988 aligação com as transportadoras via EDI (Electronic Data Interchange) e incluiu os fornecedores e clientes nos anos de 95 e 99, respectivamente. Hoje a empresa caminha para a segunda fase do EDI com 12 fornecedores principais, que respondem por 70% do total adquirido pela companhia.
Para o contato com a força de venda do sistema de multimarcas (lojas que vendem produtos Hering, mas que não sãofranquias), composta por 200 representantes comerciais, são utilizados notebooks que acessam, via rede wireless (Wi-Fi ou GPRS), o banco de dados da empresa para obtenção de informações sobre produtos. Os franqueados possuem acesso privilegiado à Intranet da empresa, e esta às suas Extranets, não havendo vendedores para intermediar as transações, mas uma equipe interna de consultores para auxiliá-los....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança de ti
  • Governança de TI
  • Governança de TI
  • Governança de ti
  • Governança de TI
  • governança em ti
  • Governança de TI
  • Governança em TI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!