google

Páginas: 7 (1732 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013



Graduação em Administração de Empresas – 4° FASE – NOTURNO

LOGÍSTICA REVERSA


Acadêmicos: Fabrício Domingos Pires
Nicholas Amaral

Matéria: Administração de Materiais e Logística
Professora: Monica Coimbra




FABRÍCIO DOMINGOS PIRES
NICHOLAS AMARAL




LOGÍSTICA REVERSA




Seminário de Administração de Materiais e Logística, apresentado no curso de graduaçãoem Administração de Empresas, na Faculdade Borges de Mendonça.
Florianópolis – SC.
Professora: Monica Coimbra








Florianópolis – SC
14 de outubro de 2013
Ilustração de Figuras:


Figura 1

Fonte: http://inovacaologistica.spaceblog.com.br/1367411/O-Desafio-da-Logistica-Reversa/

Figura 2

http://futurodopresente.com.br/blog/index.php/tag/logistica-reversa/Figura 3

Fonte: http://www.ilos.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=1867& Itemid=74
Figura4

Fonte: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/2011/09/aniversario-de-2-anos-do-blog-logistica.html

Introdução

Este trabalho vem tratar de um dos assuntos mais falados, abordados e questionados do século XXI entre a sociedade em geral e as empresas dos diversos setores eramos de atividade em todo o planeta, sustentabilidade e responsabilidade social. Com o avanço incontrolável da tecnologia e o crescente aumento do consumo dos produtos pela sociedade, as empresas estão adotando um novo olhar e uma nova cultura de preservação do planeta referente à reciclagem de restos e resíduos de produtos.
Os gestores estão aderindo a um novo processo chamado LogísticaReversa, onde as empresas tentam de todas as formas conciliar a lucratividade e o retorno desejável com sustentabilidade na reutilização de recursos, através de planejamento, implementação e controle dos resíduos de pós-venda e pós-consumo.
Na cadeia comercial o ciclo dos produtos não termina após seu consumo e posterior descarte, é possível promover ganhos financeiros com o reaproveitamentode insumos que saíram ou não do chão de fábrica e ainda, ganhos sociais, que além de dar satisfação para a empresa quando essa tem a cultura e o interesse de preservação, também contribui com a imagem da empresa com um toque de marketing. Com o comprometimento da empresa no reaproveitamento dos insumos utilizados e descartados pelos clientes, a grande maioria dos consumidores que tem essaconscientização acaba se fidelizando pela marca a ponto fixar o logotipo na visualização de propagandas que abordem o assunto de preservação do planeta, seja qual for a mídia. Esse envolvimento de dos produtores, distribuidores, consumidores e do poder público é que faz o processo de Logística Reversa do início ao fim, um elo com a participação de todos.











Conceito de LogísticaA logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
(BALLOU, 1993).

Conceito deLogística Reversa
É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e de baixo custo de matérias primas, estoque em processo, produto acabado e fluxo de informações relacionadas, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperação de valor ou descarte adequado.
(ROGERS & TIBBEN-LEMBKE, 1999).


A Logística Reversa tem papéis de extremaimportância tanto na área de economia quanto na área social. Os ganhos financeiros obtidos pela empresa utilizando as práticas de Logística Reversa refletem no resultado econômico da organização. Já o ganho que a sociedade recebe das organizações pelas práticas da logística reversa é um resultado social.
O reconhecimento da importância da Logística Reversa é crescente entre todos os setores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Google
  • Google
  • google
  • Google
  • Google
  • Google
  • google
  • Google

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!