Google - 5 forças de porter

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
5 Forças de Porter
Ameaça de Novos Entrantes
Para entrar no sector dos serviços de internet e tecnologias, um novo concorrente necessita de uma grande capacidade monetária e de conseguirultrapassar as vantagens competitivas dos actuais players que têm recolhido um elevado número de dados dos seus utilizadores. Pode recordar-se que a Yahoo! Inc. e a Altavista, por exemplo, dominaram o sectordos motores de busca até a Google entrar e superar os serviços que eram oferecidos pelas duas empresas. Contudo, o mercado está agora mais desenvolvido, os utilizadores têm uma certa dependência domotor de busca que sempre utilizaram e um novo entrante tem que ser capaz de oferecer melhores resultados para as pesquisas, a velocidades mais rápidas de forma a conseguir enfrentar a elevadacompetitividade que já existe. Desta forma, a ameaça de novos entrantes é relativamente baixa.
Poder Negocial dos Fornecedores
Em relação ao principal sector em análise, o poder negocial dos fornecedores équase nulo ou inexistente uma vez que os players controlam todo o processo de distribuição de informação e serviços tecnológicos. No caso do GoogleAds, por exemplo, tanto os produtores dos anúncios comoos receptores dos mesmos são clientes da Google e por esse motivo o poder negocial da empresa é até maior que o dos fornecedores.
Poder Negocial dos Clientes
O poder negocial dos clientes é elevadouma vez que as receitas da Google resultam maioritariamente dos anúncios publicitários e existem outros fornecedores no mercado para este serviço, além de que os custos de mudança são muito baixos ea qualidade do serviço não varia de forma significativa entre os players.
No entanto, no caso dos típicos utilizadores dos motores de busca, o poder negocial não é relevante uma vez que os utilizamsó como forma de consulta de dados e não para, de alguma forma, controlarem o mercado.

Ameaça de Produtos Substitutos
A internet tem-se tornado ao longo da última década o principal meio de pedir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 Forças de Porter
  • 5 Forças de porter
  • 5 forças de Porter
  • As 5 forças de Porter
  • 5 Forças de Porter
  • 5 forças de Porter
  • 5 forças de porter
  • Marketing 5 forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!