Gonadas masculinas e femininas

Páginas: 27 (6637 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Fisiologia da Gônada Masculina

No sexo masculino, a gônada está representada pelo testículo. Órgão bilateral, localizado curiosamente na bolsa escrotal, fora da cavidade abdominal. Precocemente, na vida intrauterina, ou logo após o nascimento, o testículo desce do abdome à cavidade escrotal, onde fica pelo resto da vida. No entanto o testículo pode sofrer leves regressões à cavidadeabdominal, mas localizando-se apenas no conduto inguinal, quando o músculo cremasteriano (de natureza esquelética) se contrai por ação reflexa. O cremaster se contrai pela ação de um motoneurônio da medula sacral ao ser estimulado pelo frio ambiental (que age através do hipotálamo), ou por excitações de natureza sexual, originados no córtex cerebral, ou reflexamente da mesma região genital. É de praxe adeterminação do reflexo cremasteriano, ao se estimular superficialmente a pele da face interna da coxa. O cremaster se apresenta relaxado em condições de calor ambiental ou corporal, por motivos inversos aos que se apresentam no frio ou estímulo sexual.

Características funcionais gerais do testículo:

A gônada masculina apresenta uma dualidade funcional. Por um lado, secretam hormônios do tipoandrogênico e, por outro, comporta-se como produtora dos gametas masculinos, os espermatozoides, sendo esta ultima função de natureza estritamente reprodutora. Estas duas funções radicam em estruturas diferentes, pois a função reprodutora gametogênica efetua-se nos canalículos seminíferos, enquanto a função endócrina realiza-se fundamentalmente no tecido intersticial, que fica entre os túbulosseminíferos. No entanto, esta divisão não é tão abrupta, pois existem referencias que indicam a possibilidade de que certas células dos túbulos seminíferos teriam também uma atividade secretória hormonal.

Túbulos seminíferos e atividade gametogênica:

Os túbulos seminíferos representam a maior massa do testículo e são constituídos por dois tipos de células as germinativas e as Sertoli. A funçãodesses dois tipos de células é diferente, já que as germinativas têm um grande poder proliferativo; o produto desta atividade miótica é a formação de espermatogônias, que através das meioses dão lugar aos espermatócitos primários, secundários, espermátides e finalmente espermatozóides eu são os gametas masculinos. Todo o processo que finaliza na formação de espermatozóides é denominadoespermatogênese.
O desenvolvimento do epitélio germinativo está sob o controle do FSH da adeno-hipófise, que estimula e mantém a alta taxa proliferativa do epitélio germinativo, como também controla a diferenciação celular até o espermatozóide. O FSH é o hormônio folículo-estimulante (FSH=Follicle Stimulating Hormone) que no sexo masculino tem uma função diferente; mas como se trata do mesmo hormônio de açãofolículo-estimulante do sexo feminino, conserva-se o mesmo nome, para ambos os sexos. Deste modo, a hipofisectomia ou ressecção da hipófise determina atrofia testicular, cessação de espermatogênese, azoospermia (ausência de espermatozóides no sêmen), com a correspondente esterilidade masculina.
Os espermatozóides, uma vez formados fixam-se ao redor das células de Sertoli, para desprender-seperiodicamente, a serem eliminados pelo líquido testicular, até o epidídimo, onde já adquirem sua propriedade fecundante. O líquido testicular ou tubular é produto de secreção das células se Sertoli e serve de veiculo dos espermatozóides, sendo a base da constituição do liquido seminal, produto da função secretória adicional das vesículas seminais, próstata e glândulas de Cowper.
Os túbulosseminíferos parecem ser muito sensíveis aos aumentos da temperatura; assim, quando se aquece o escroto, ou quando se apresenta criptorquidia (persistência do testículo na cavidade abdominal ou vias inguinais), o epitélio germinativo degenera daí, postula-se que a localização escrotal dos testículos tenha o intuito teológico de procurar uma temperatura mais baixa, apropriada para o desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Observação de gónadas masculinas e femininas
  • Gónadas Femininas
  • Infertilidade masculina e feminina
  • Partes feminina e masculina
  • Diferenças entre pelve masculina e feminina
  • PRINCIPAIS CAUSAS DE INFERTILIDADE MASCULINA E FEMININA
  • Principais Diferen As Entre Os Processos Da Gametog Nese Masculina E Feminina
  • Resumo sobre diafragma, camisinha masculina e feminina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!