GOMBRICH, E.H. (2009). A arte experimental - Capitulo 27 - 557-597 In: GOMBRICH, E.H. A História da Arte.

471 palavras 2 páginas
História da Arte ­ Gombrich1

O capítulo 'Arte Experimental ­ A primeira metade do século XX' está presente na obra A História da Arte, publicada em 1950 por Ernst H. Gombrich, e contém 688 páginas cuidadosamente divididas em 28 capítulos de texto e várias imagens. O capítulo inicia na página 557 e termina na página 597.
Minuciosamente, neste capítulo Gombrich mostra a evolução da arquitetura e das artes na época da revolução da arte diante da primeira guerra mundial. Aborda, portanto, a necessidade de adaptar­se a arte do belo para a praticidade, tornando­se funcional para o cliente, deixando de lado a estética da arte.
Iniciando pela arquitetura, o autor mostra que foi necessário substituir a estética presente pela funcionalidade de cada obra, trazendo à tona então, o funcionalismo.
Baseado na supersimplificação, o objetivo inicial da escola de arquitetura Bauhaus, que queria provar a arte e a engenharia seriam capazes de trazerem benefícios e principalmente funcionalidade. De acordo com Gombrich, Frank Lloyd Wright
(1869­1959) dizia basicamente que, em uma casa a fachada não importa, mas sim os quartos, as salas, o interior. Se a casa fosse cômoda e tivesse um interior bem planejado, em harmonia com as necessidades dos proprietários, era mais do que certo que ela teria também um aspecto aceitável, vista do exterior.(pág. 558)
Entretanto, a arquitetura não está sozinha nessa nova 'visão de arte'. As obras de arte da época também precisavam atender às necessidades dos clientes, e portanto o autor utiliza várias delas, principalmente pinturas e esculturas, como referência para ilustrar essa novidade da época. O artista agora passou a representar o mundo da forma que o via.
Inspirados pela escultura africana, os artistas buscavam expressividade, estrutura e

Relacionados

  • teste
    437 palavras | 2 páginas