Gombrich 01

Páginas: 6 (1356 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015





1. Indique todos os motivos citados por Gombrich para que uma pessoa goste de arte.
Gombrich mostra ao decorrer de seu texto o quanto o homem muitas vezes deixa a oportunidade de apreciar ou opinar em uma obra por seu preconceito em busca da definição de arte com A maiúsculo no qual não existe.
A arte é uma expressão humana, o método encontrado para registrar sua história, seus pensamentos,sentimentos e sua visão de mundo.
O artista não busca apenas aquela visão pré-determinadas, ele sempre busca conhecer o mundo como os olhos de uma alienígena recém-chegado descobrindo cada segredo escondido na natureza, nas cores, nos objetos e tudo mais.
O autor propõe ao leitor deixar seus preconceitos e buscar a apreciação de uma obra, por mais que ela possa até não te trazer uma visãoharmônica ela te traz algum sentimento, sentimento esse que deve ser apreciado e respeitado. Procurarmos ir a uma exposição com nossa mente livre sem julgamentos, buscar conhecer, saber, observa com a mesma mente de quando se vai ao cinema ver o filme da Disney.
Não a nada de errado em gostar de alguma estatua em especifico, ou um quadro porque de alguma maneira essa obra traz alguma lembrança dainfância, ou a recordação de um amigo. Gombrich nos mostra que ao apreciarmos uma obra trazemos conosco mil e uma experiências que podem ser boas ruins, mas independente do sentimento proporcionado não devemos desprezar por não ser do nosso agrado. As obras trazem emoções diferentes para cada apreciador, é ao muito pessoal e vem acompanhado de toda a moral que a pessoa traz consigo.
“Todos nós, quandovemos um quadro, somos fatalmente levados a recordar mil e uma coisas que influenciam o nosso agrado ou desagrado.”
“... não devemos, por isso, desprezar obras cuja expressão seja talvez menos fácil de entender.”
“... nunca devemos condenar uma obra por estar incorretamente desenhada, a menos que tenhamos a mais profunda convicção de que nós estamos certos e o pintor, errado. Somos todos propensosao precipitado veredicto de que “as coisas não se parecem com isso”.”
“Como não existem regras para nos dizer quando um quadro ou uma estátua está perfeita, geralmente é impossível explicar com palavras exatamente por que sentimos estar diante de uma grande obra de arte. Mas isso não significa que esta obra é tão boa quanto aquela outra ou que não se pode discutir questões de gosto.”
“As grandesobras artísticas parecem ter um aspecto diferente cada vez que nos colocamos diante delas. Parecem ser tão inexauríveis e imprevisíveis quanto seres humanos de carne e osso. É um mundo excitante, com suas próprias e estranhas leis, suas próprias aventuras. Ninguém deve pensar que sabe tudo a respeito delas, pois ninguém sabe. Talvez nada exista de mais importante do que isto: que, para nosdeleitarmos com essas obras, devemos ter um espírito leve, pronto a captar todo e qualquer indício sugestivo e a reagir a todas as harmonias ocultas; sobretudo, um espírito que não esteja atravancado de palavras altissonantes e frases feitas.“
2. Que justificativas o autor apresenta ao negar a obrigatoriedade do realismo numa obra de arte?
O autor discute muito a questão dos julgamentos preceituosos de umavisão pré determinada que temos diante de tudo aquilo que não é do nosso agrado.
O fato de um trabalho artístico não ser parecido com aquilo que vemos, não significa que deixou de ser arte. O que explica esse comportamento das pessoas diante de obras que não estão sendo expressas com total realismo é a preferencia por expressões que possa ser entendida facilmente.
Somos educados desde crianças aaceitar certa forma, cor como a correta e verdadeira. E quando nos deparamos com situações onde esse padrão é quebrado reagimos negativamente. A arte é a oportunidade onde o homem pode quebrar essas regras que o céu é azul ao invés de marrom, a grama é verde ao invés de rosa e a maça é vermelha ao invés de roxa. A arte é exatamente deixar esse imaginário do homem fluir.
“Algumas pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gombrich
  • gombrich
  • gombrich
  • Gombrich
  • gombrich
  • Gombrich
  • Gombrich
  • gombrich

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!