Golpe Militar 64

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014

Texto de estudo sobre os governos brasileiros (do governo Dutra ao Golpe Militar de 1964).

Em 1945 os militares afastaram Vargas do poder. Estava encerrada a ditadura do Estado Novo. O período que vai da queda de Getúlio, em 1945, até o golpe militar de 1964, foi o primeiro da nossa história no qual presidentes da República passaram a ser eleitos com voto direto e secreto do povo.Infelizmente, essa era democrática se interrompeu quando os militares impuseram a ditadura militar a partir de 1964.

O Governo Dutra (1946 a 1950)

Após o fim da ditadura de Getúlio Vargas, em 1945, foram convocadas eleições diretas e secretas para presidente da república. Venceu o general Eurico Gaspar Dutra. Em seu governo o Brasil colocou-se do lado dos EUA na Guerra Fria. Em 1947 o partidocomunista foi declarado ilegal no Brasil. Idéias comunistas, manifestações e greves foram proibidas no país. Em meio a uma onda anticomunista, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.

Vargas novamente no poder (1951 a 1954)

Em 1950, Getúlio venceu as eleições para presidente com a mais da metade dos votos. Getúlio continuou sua política de alcançar a independência econômicapor meio da industrialização e criação de empresas estatais. Políticos de direita (favoráveis às classes endinheiradas, que valorizam princípios capitalistas e vêem a desigualdade social como algo natural) ficaram contra o seu governo.
Outra dificuldade era a situação econômica do país, marcada pela alta dos preços e pelos baixos salários. Surgiram movimentos grevistas em vários estadosbrasileiros. Para enfrentar o problema o governo deu aumento de 100% no salário mínimo. Para os políticos de direita era mais um sinal da tendência comunista do governo. Uma ampla campanha antigetulista espalhou-se pelos jornais, pelo rádio e pela televisão. Acusavam Vargas de estimular a agitação popular e promover o comunismo.
Em 1954, o maior crítico de Vargas, o jornalista Carlos Lacerda, sofreuum atentado no Rio de Janeiro, no qual morreu um militar no seu lugar. O pistoleiro foi contratado pelo chefe da guarda pessoal de Vargas. A oposição chegou a acusar Vargas de ter sido o mandante do crime e os chefes militares exigiram sua renúncia. Pressionado, pelo exército e pelos políticos de direita, Vargas se suicidou com um tiro, explicando o seu gesto com uma carta-testamento. O povoficou comovido com seu suicídio. O vice-presidente Café Filho assumiu o governo, e em 1955 foram realizadas eleições presidenciais.

Juscelino Kubitschek (1956-1961) e o nacional-desenvolvimentismo.

Logo no início do seu governo JK pôs em execução o seu Plano de Metas, um ambicioso programa, sob o lema´´50 anos de progresso em 5 anos de governo´´, pretendia o rápido desenvolvimento do país. Paraisso, foi mantido o controle dos setores vitais da economia (refino de petróleo - através da Petrobrás -, energia elétrica e a siderurgia) e, ao mesmo tempo, promoveu-se a abertura ao capital externo, oferecendo facilidades às empresas estrangeiras para a instalação de indústrias no Brasil.
O nacional-desenvolvimentismo realizada por JK combinava as iniciativas do Estado, as empresabrasileiras e o capital estrangeiro. O resultado disso foi um incrível desenvolvimento industrial, entre 1956 e 1961. A produção industrial brasileira cresceu 80%, em especial o setor de bens de consumo duráveis (carros, eletrodomésticos, etc.). O maior crescimento acorreu na indústria automobilística, na qual a presença estrangeira era enorme: Ford, GM, Volkswagen, Mercedes-Bens, Scania, Crysler, Toyota,etc. As empresas automobilísticas nacionais eram a Vemag e a FNM.
Outro símbolo do governo JK foi a construção de Brasília. A cidade foi totalmente planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa. A nova capital levou 41 meses para ficar pronta, sendo inaugurada em 1960.
O crescimento industrial acelerado agradou a elite brasileira: empresários (por causa dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe militar de 64
  • golpe militar de 64
  • Golpe Militar de 64
  • 64 anos do Golpe Militar
  • golpe militar 64
  • golpe militar 64
  • Golpe militar 64
  • O golpe militar de 64

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!