golpe militar 64

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
O Golpe Militar de 1964
Por Antonio Gasparetto Junior
O golpe militar ocorrido em 1964 estabeleceu no Brasil umaditadura militar que permaneceu até 1985. Ao longo dos anos o regime militar foiendurecendo o governo e tornando legalizadas práticas de censura e tortura, por exemplo. Os militares combateram sem piedade qualquer ameaça comunista ou manifestantes contra o governo, marcando ahistória do Brasil por um período negro de atos autoritários ao extremo.
A decisão de se dar um golpe político por parte dos militares não foi algo repentino, aconteceu como consequência de uma série defatos políticos acumulados no período republicano após Getúlio Vargas. Quando este presidente resolveu colocar um fim a sua própria vida a situação política nacional já estava abalada, a vacância docargo máximo na política brasileira permitiu uma preocupante conjuntura de sucessão presidencial. Juscelino Kubitscheck foi eleito em pleito eleitoral direto para o governo seguinte, o então presidentedesenvolveu um governo que lhe foi possível conquistar o apoio popular, mas por vários momentos os militares esboçaram um golpe de Estado. O sucessor na presidência foi Jânio Quadros, o qual foi eleitocom enorme apoio popular, conquistando uma aprovação nas urnas que até então não havia sido vista. A vitória imperativa fez com que Jânio Quadros acreditasse em um auto-golpe de Estado. Crendo que opovo o apoiaria sempre, arquitetou um plano de renúncia para voltar ao poder através de um pedido amplo de retorno que só aceitaria se lhe fosse dado poderes absolutos. O plano de renúncia de JânioQuadros não funcionou e o cargo de presidente acabou ficando disponível para o seu vice, João Goulart.
João Goulart era um jovem político que havia aparecido na cena política nacional como Ministro doTrabalho do segundo governo de Getúlio Vargas. Jango, como era chamado, tinha claras aproximações com ideologias e políticas de esquerda, o que o fazia ser considerado como uma ameaça. Para piorar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe militar de 64
  • golpe militar de 64
  • Golpe Militar de 64
  • 64 anos do Golpe Militar
  • golpe militar 64
  • Golpe Militar 64
  • Golpe militar 64
  • O golpe militar de 64

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!