GOLPE DE ESTADO MATA REI AFEGÃO MOHAMMED ZAHIR SHAH, GOVERNO SOCIALISTA É INSTAURADO NO PAÍS

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
CABUL – O Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA), partido comunista recém-formado e apoiado pela URSS, anunciou hoje que havia tomado poder e que era comunista iria se iniciar noAfeganistão. O governo do Rei Mohammed Zahir Shah chegou a um fim violento nas primeiras horas da manhã deste 26 de Outubro, quando as unidades militares soviéticas e as leais à facção Khalq do PDPA invadiramo palácio real localizado no coração de Cabul. Com a ajuda de alguns aviões da força aérea militar do Afeganistão e da URSS, que eram principalmente os soviéticos MiG-21 e SU-7s, as tropas soviéticase insurgentes superaram a resistência da Guarda Presidencial e mataram Zahir e a maioria dos membros de sua família.
Testemunhas, quando perguntadas sobre os primeiros sinais de golpe em Cabul,relataram uma coluna de tanques que se dirigia para a cidade, fumaça de origem desconhecida, perto do Ministério da Defesa, e homens armados, alguns com uniforme militar e outros não, guardandoPashtunistan Circle, um cruzamento importante na capital afegã . Os primeiros tiros ouvidos estavam perto do Ministério do Interior na seção New City (Shari Nau) de Cabul, onde policiais aparentementeconfrontavam a coluna de tanques que avançava. A partir daí, a luta se espalhou para outras áreas da cidade. Mais tarde, os primeiros aviões de combate Su-7s, voaram baixo e dispararam foguetes contra oPalácio Nacional, no centro da cidade. Um núncio foi transmitido pela estatal Radio Afeganistão que os Khalq derrubaram o regimeZahir. O uso da palavra Khalq, e sua associação tradicional com os comunistasno Afeganistão, deixou claro que o PDPA estava conduzindo o golpe e também que os rebeldes haviam capturado a estação de rádio. Zahir foi carregado até as escadas do palácio e baleado na frente detodos.
O presidente soviético Nikita Khrushchev disse hoje, para o jornal soviético Pravda, que o PDPA contatou os governos da URSS, Romenia e Checoslovaquia após o anuncio da base militar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo João Goulart – Golpe de Estado de 1964
  • PAIS SOCIALISTA
  • Governos Socialistas
  • PAÍS SOCIALISTA
  • Estado Socialista
  • Estado Socialista
  • Estado socialista
  • Estado Socialista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!