Golpe de aríete

Páginas: 4 (795 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
GOLPE DE ARÍETE

INTRODUÇÃO

Através deste experimento iremos conhecer melhor sobre o Golpe de Aríete.
Golpe de aríete é a variação brusca de pressão, acima ou abaixo do valor normal defuncionamento, devido às mudanças bruscas da velocidade da água. As manobras instantâneas nas válvulas são as causas principais da ocorrência de golpe de aríete.
Denominam-se também as variações de pressãodecorrentes de variações da vazão, causadas por alguma perturbação, voluntária ou involuntária, que se imponha ao fluxo de líquidos em condutos, tais como operações de abertura ou fechamento deválvulas, falhas mecânicas de dispositivos de proteção e controle, parada de turbinas hidráulicas e ainda de bombas causadas por queda de energia no motor, havendo, no entanto, outros tipos de causas.Durante o fenômeno do golpe de aríete, a pressão poderá atingir níveis indesejáveis, que poderão causar sérios danos ao conduto ou avarias nos dispositivos nele instalados. Pode provocar ruídosdesagradáveis, semelhantes ao de marteladas em metal.
Danos como ruptura de tubulações por sobrepressão, avarias em bombas e válvulas, colapso de tubos devido a vácuo, etc, podem resultar em acidentes,alagamentos, indenizações, substituições, reparos e outras consequências que irão implicar em gastos adicionais para o serviço de água.
Assim é que torna-se necessária , a análise do golpe, para que se possaquantificá-lo numericamente e, com isto, tornar possível a adoção de medidas preventivas cabíveis, que venham anular ou minimizar seus efeitos indesejáveis.
Efetivamente esta análise se faznecessária, porque o desconhecimento dos efeitos do golpe de aríete pode ocasionar o super ou o subdimensionamento, isto é, projetos de sistemas de tubulações com espessuras de parede desnecessariamenteelevadas ou perigosamente reduzidas.
Os golpes de aríete podem acontecer também nas canalizações por gravidade. Podemos destacar as quatros principais causas do golpe de aríete:
* a partida e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe de ariete
  • Golpe de ariete
  • golpe de ariete
  • Golpe de aríete
  • Golpe de aríete
  • Golpe de ariete
  • Golpe de Ariete
  • Golpe de ariete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!