Gol linhas aéreas inteligentes: comunicação 360 graus

Páginas: 12 (2784 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Gerência Empresarial

GOL Linhas Aéreas Inteligentes: Comunicação 360 Graus

1 - Dentre as ações de comunicação realizadas pela GOL para construir a marca, qual você acredita ter sido a mais importante. Justifique sua resposta.


Vejo que foi um conjunto ações de comunicação na construção da marca, dentre elas a criação da identidade visual da empresa, o nome Gol que foi escolhidopelos dirigentes da companhia, levando-se em conta alguns pontos: deveriam ser simples, curto, fortes e vibrantes.

O segundo fator é o foco no modelo de empresa de custos altamente competitivos e a questão da empresa transmitir simplicidade e democratização; equilíbrio entre institucional e varejo, tendo trabalhado com patrocínios e ações sociais.

De 2001 para cá, após a fundação, houve umaevolução no posicionamento da marca. Num primeiro momento, a empresa optou pela divulgação do conceito "Brasil pede Gol". Posteriormente, entrou com a questão preço, com a seguinte mídia "O melhor preço e o melhor avião vão de Gol. E você?", em que o foco se concentrava no varejo e na divulgação de preços.

Num terceiro momento, a companhia visa promover um equilíbrio entre varejo e construçãode marca, através do slogan "Uma nova idéia no ar". Este conceito está baseado em três princípios: preço baixo, tecnologia e qualidade de serviço.
Atualmente, a empresa adota o conceito "Gol. Aqui todo mundo pode voar", objetivando transmitir uma idéia de democratização.

Temos também que considerar a questão de que além do descrito acima tinha que ser um nome totalmente brasileiro e de fácilapelo popular em todas as classes, como brasileiro é apaixonado por futebol a marga Gol seria totalmente aceita pelos brasileiros, alem de demonstrar o interesse da empresa em dar foco a passagens aéreas com baixo custo e qualidade ao mesmo tempo.

2 - Cite outras marcas que invistam em comunicação ‘’360 graus’’ utilizando exemplos.

Em 1902, devido ao enorme sucesso do produto, Bradhamresolveu dedicar-se a expansão e desenvolvimento do refrigerante, registrando sua patente e fundando a Pepsi Cola Company oficialmente no dia 24 de dezembro. No mesmo ano, surgiu a primeira nota publicitária no jornal New Bern Weekly. Os jornais da época anunciavam a PEPSI como saborosa, revigorante, não prejudicial e que auxiliava na digestão. A empresa em apenas pouco tempo de operação, conseguiuvender aproximadamente 30 mil litros em casas de refrescos locais. Dois anos depois a empresa mudou-se da pequena farmácia de Brad para uma fábrica maior em conseqüência da alta demanda pelo produto. A nova fábrica passou a concentrar todas as operações de engarrafamento da PEPSI-COLA, que na época era comercializada em garrafas de 177 ml. Em 1905, a PEPSI concedeu a primeira franquia deengarrafamento para a empresa Charlotte and Durham, localizada na Carolina do Norte. No ano seguinte a empresa já contava com quinze franqueadas nos Estados Unidos, atingindo produção de 150 mil litros de xarope anuais.

-
A PEPSI se tornou uma das primeiras empresas a substituir os veículos de entrega, carroças puxadas a cavalos, por veículos motorizados em 1908, modernizando assim seu sistema dedistribuição. A Segunda Guerra Mundial fez com que a empresa vivesse uma situação financeira delicada, estando à beira da falência em 1923, obrigando Bradham a vendê-la por US$ 30 mil dólares para a empresa Craven Holding Corporation. Depois disso, Brad reabriu sua drogaria e voltou a trabalhar como farmacêutico. No ano seguinte, Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street, adquiriu após muita negociaçãoa marca PEPSI-COLA por US$ 35 mil, formando assim a Pepsi Cola Corporation. Porém, a troca de comando não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, em plena Grande Depressão Americana, quando a empresa foi novamente vendida, desta vez para a Loft Candy Company. O então presidente da nova proprietária, Charles G. Guth, tratou de reformular totalmente a bebida.


Em 1934, além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gol linhas aereas inteligentes
  • Gol Linhas Aéreas Inteligentes
  • Gol linhas aereas inteligentes
  • Análise estratégica
  • ANÁLISE SETORIAL GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES
  • Gol linhas aéreas inteligentes mercado alvo
  • Gol lineas Aereas Inteligentes
  • Gol aerolinea aereas inteligentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!